Ser gestor de equipes em um negócio de sucesso é o que muitos de nós desejamos para nossa
carreira. Nos espelhamos nos gestores que tivemos e imaginamos como seria se
estivéssemos no lugar deles.
Porém, o que ninguém nos conta é que quando ouvimos o tão esperado “Parabéns o cargo é seu”
inicia-se uma jornada de dúvidas, incertezas e muitas vezes até algumas
frustrações. Descobrimos que não existe uma fórmula mágica para dar conta de
tudo e que, o aprendizado constante é fundamental para o sucesso nesta nova
empreitada.
Para facilitar seu caminho, elenquei algumas palavras que estão muito presentes no dia a dia
de um gestor e que serão fundamentais para seu sucesso nessa nova empreitada.
- Autoconhecimento: Antes de ser líder de alguém você precisa liderar a si mesmo. Você conhece
seus pontos fortes e fracos? Conhece o que te irrita e o que te motiva? Esse é
um bom começo para sua caminhada. - Conhecimento: Saber fazer é uma parte muito importante do nosso dia a dia. Buscar
conhecimento através de estudo, seja no banco das faculdades, conversando com
quem tem mais experiência que você ou nas redes, não importa. O relevante é se
manter atualizado em ferramentas e métodos de trabalho que acelerem o sucesso. - Disciplina: Conhecer e estar disposto a seguir normas, padrões e regras que sua
organização impõe faz com que você tenha um norte a seguir e isso pode ser um
bom começo neste novo caminho que está trilhando. Manter uma rotina de tarefas
e metas à cumprir, e olhar constantemente para o caminho que traçou para segui-las
te mantém focado e na direção certa. - Feedback: Esse é um hábito que quanto mais cedo você criar melhor. Receber feedback faz você corrigir rapidamente sua rota e ajustar seus comportamentos. Aprender a fazer feedback também é muito útil. Equipes que tem constante retorno sobre seu desempenho e sobre seus comportamentos são mais seguras para desempenhar suas funções e, portanto, apresentam mais resultados.
- Mudança: Essa é a única palavra constante em seu caminho como gestor. Quando você é promovido passa a ser o porta voz de todas as mudanças que sua empresa precisa fazer e tenha certeza, mesmo as boas irão incomodar, porque nos tiram da zona de
conforto. Entender as mudanças antes de repassa-las é fundamental para que elas
cheguem de forma mais assertiva aos seus colaboradores. - Paixão: Esse é o tempero do sucesso. Quando você ama o seu trabalho e o faz com o coração, seu dia é mais leve e todos os desafios ficam mais fáceis. Por isso é fundamental você escolher seu trabalho pensando em suas habilidades e no que te faz feliz, o dinheiro será sempre uma consequência bem-vinda.
- Planejamento: Organizar seu dia a dia e planejar suas ações trazem mais resultado a longo
prazo. Método, ordem e um simples “5W2h” bem feito são capazes de te deixar
mais seguro e calmo para desempenhar suas funções. - Resultado: Esse sempre deve ser seu alvo, porém, para chegar até ele lembre-se que você tem uma equipe que deve ir junto com você. É o pulo do gato. Cuidar da equipe e deixa-la inteirada de suas metas e do planejamento e de como atingi-las vai fazer a diferença no seu dia a dia.
E se puder te dar mais uma dica eu diria: se mantenha focado. Foco é força, e distração por menor que seja, destrói qualquer objetivo.
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Camille Holmer
Especialista em Recursos Humanos e Diretora Executiva da Priorize Gestão e Processos