Tipos de líderes: quais os tipos e como conquistar liderança assertiva

Tipos de líderes: quais os tipos e como conquistar liderança assertiva

Já ouviu falar que é possível medir o sucesso de uma organização ao conhecer os estilos de liderança nela exercidos? Como já tratamos aqui no blog, o papel do líder vai além de ajudar a organizar uma equipe: ele é responsável pela condução para o sucesso. Conheça os principais tipos de líderes, veja com qual mais se identifica, e descubra como conquistar uma liderança assertiva.

Tipos de líderes: quais os tipos e como conquistar liderança assertiva

Quais são os principais tipos de líderes?

Sabe aquela tradicional figura de líder, retratada em filmes como O Diabo Veste Prada, que não dá vez (nem voz) a ninguém? Essa é a liderança autoritária.

Centraliza em si toda a autoridade e domínio em relação à organização e aos seus subordinados. É dominador e dá pouco espaço para que os colaboradores possam dar sugestões ou fazer questionamentos. Quando faz elogios ou críticas sobre os seus liderados, são sempre pessoais – o que algumas vezes acaba constrangendo os funcionários.

Como consequência, a equipe recebe maior volume de trabalho e tende a se distanciar por medo. Apresenta sinais de ansiedade, estresse, frustração e tensão.

Então, os colaboradores sentem falta de motivação, se tornam menos produtivos e o clima organizacional é prejudicado pela insatisfação com a liderança. Ninguém quer um líder assim.

O líder democrático é aquele que consegue equilibrar a execução das tarefas por parte de sua equipe e também a qualidade de vida de seus subordinados. Estimula e orienta, além de se preocupar com a participação do grupo e resolver o que precisa ser feito.

É comunicativo, sabe interagir bem com seus colaboradores, encorajar o envolvimento deles com a organização, além de ajudá-los a resolver problemas. Está sempre aberto a ouvir opiniões da equipe e a encontrar soluções juntos para possíveis desafios.

Diferente da liderança autoritária, a liderança democrática favorece um melhor clima organizacional, assim como o entusiasmo, a integração, a motivação e a produtividade dos funcionários envolvidos. É assim que conquista uma melhor qualidade no trabalho desenvolvido.

Cada vez mais valorizado pelas novas gerações, os líderes democráticos entendem que as pessoas são os recursos mais preciosos de uma organização. Então, fazem questão de demonstrar a importância de cada um de seus colaboradores para o sucesso da empresa.

É aquele tipo de líder que assume esse papel porque já reúne as habilidades necessárias para conseguir conduzir a equipe para o cumprimento de objetivos específicos.

Geralmente aparece para “apagar incêndio” ou no caso de uma demissão imprevista de um antigo líder. Com isso, a equipe entende que ele sabe muito bem o que deve ser feito e se sente segura, colaborativa e participativa.

Se a liderança autoritária detêm a responsabilidade do sucesso da organização nas mãos do líder, a liderança liberal põe nas mãos dos liderados. Como o nome já entrega, dá liberdade para que os subordinados possam tomar decisões. O líder, então, só participa quando é solicitado.

Esse tipo de liderança oferece total autonomia para que os funcionários realizem suas atividades. Mesmo parecendo uma boa estratégia, considerando que as novas gerações priorizam trabalhos em que possam fazer suas próprias escolhas, tende a prejudicar a produtividade.

Afinal, como os funcionários não precisam prestar contas podem deixar de executar suas tarefas com a mesma qualidade de antes.

E, muitas vezes, o líder liberal só percebe que a equipe não vai bem quando já é tarde. Por isso, vale lembrar a importância de uma liderança assertiva estar próxima de seus liderados.

Esse tipo de líder entende que as organizações passam por diferentes situações e que cada colaborador tem um nível individual de maturidade.

Por isso, não se baseia em um só estilo de liderança. Ou seja, pode mudar conforme o nível de desenvolvimento de cada liderado. Anda lado a lado de seus funcionários, tornando o clima organizacional agradável para todos.

Permite que cada funcionário possa evoluir e assumir novas responsabilidades a partir do grau de desenvolvimento que alcança.

Assim, o líder situacional pode vir a assumir os seguintes estilos:

  • Apoio: quando estimula e motiva a sua equipe a aprender e a desenvolver novas habilidades para que os melhores resultados possam ser alcançados.
  • Delegação: quando entende que é a ocasião certa para dar mais autonomia para que os colaboradores realizem suas tarefas, mesmo sem contato ou supervisão da liderança.
  • Direção: acontece quando o líder percebe que o liderado ainda precisa aprender a executar o que será cobrado e, por isso, direciona o seu trabalho até que ele possa ganhar a confiança e a segurança que precisa para fazer isso sozinho.
  • Orientação: ocorre quando a liderança apoia as ideias do colaborador e fica à sua disposição quando precisa de ajuda.

Qual é o melhor estilo para uma liderança assertiva?

Para conquistar uma liderança assertiva, no entanto, o líder precisa saber transitar entre esses estilos para se tornar acessível para a equipe.

Muitos líderes eficazes contam com os direcionamentos de diferentes estilos. Afinal, a liderança é uma competência que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa. Quanto mais desenvolvida ela é, mais assertiva.

Porém, a liderança democrática e situacional são as mais recomendadas. Isso porque também é papel de um bom líder se moldar a cada situação, momento ou liderado. Não adianta agir da mesma forma com todos os colaboradores. É preciso entender o perfil de cada um.

Quando um líder conhece as pessoas que fazem parte da sua equipe, consegue liderar melhor. Entende o grau de autoridade, capacidade e maturidade de cada um.

Com o uso desses dois conceitos aliados ao carisma, o líder pode agir como um grande facilitador para conseguir o engajamento e a confiança que precisa.

A partir do momento em que tem proximidade com seus colaboradores e sabe como decidir e gerenciar, ganha influência. Mas, cabe a ele saber quando e como utilizar essas práticas.

E você, com qual estilo de líder se encaixa? Quais habilidades que acredita que devem fazer parte de uma liderança assertiva? Deixe a sua opinião nos comentários.

Conheça as soluções da Priorize Gestão!

Categorias

RH

Materiais

Planner 2020

Planner 2020

Para auxiliar na definição e acompanhamento das suas metas a cada dia, semana e mês, preparamos um Planner onde você encontra também as principais datas festivas e do varejo.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Posts relacionados

Virei gestor e agora?

Virei gestor e agora?

Ser gestor de quipes em um negócio de sucesso é o que muitos de nós desejamos para nossa carreira. Nos espelhamos nos gestores que tivemos

Leia mais »
Cultura de segurança

Cultura de Segurança

Para entendermos a importância de se implementar e manter uma “Cultura de Segurança” em uma organização precisamos primeiramente conhecer as estatísticas de acidentes de trabalho

Leia mais »
Fale conosco!
Fale conosco!