Por que a padronização dos processos influencia nos resultados da sua empresa?

processos na farmácia

A padronização de processos pode ser taxada como chata e monótona, mas quando pensamos em redução de custos envolvendo erros de procedimento e melhora das soluções com o aumento da qualidade, estamos falando da padronização das atividades.

Imagine só, aumentar as chances de ter a sua empresa sendo reconhecida como excelência nas operações e ainda aumentando as margens de lucro?

Isso é possível quando investimos em soluções que levam a melhoria da qualidade, um exemplo seria a implantação de um software especializado em gestão. Essa solução traz inúmeros benefícios como:

  • Aumento da produtividade: Tenha um controle rápido e confiável do estoque e cadastro de clientes para reduzir o retrabalho.
  • Reduzir erros nos processos: escolha um sistema automatizado que facilite a redução dos erros ou falhas humanas.
  • Eficiência na gestão: com a automatização dos processos, é possível ter acesso a relatórios financeiros, vendas, desempenho de vendedor e até mesmo quantidade em estoque.

Redução de custos tendo processos estruturados

A economia dos recursos financeiros é um ponto bem observado quando há padronização dos processos. E isso se dá pela melhoria da produtividade e redução de erros nas operações, pois quando os recursos são padronizados, podem ser melhor aproveitados.

Pensando assim, nada melhor do que estruturar e documentar de forma detalhada todas as atividades e procedimentos. Logo depois temos que pensar em treinamentos para toda a equipe.

Lembrando que padronizações de processos podem ocorrer desde as atividades dentro de um departamento, até o que realmente entrega valor ao seu cliente.

Possibilidade de aprendizado e maior controla das atividades 

Depois de tudo padronizado e organizado, é possível visualizar melhor o potencial da empresa e até mesmo reconhecer erros e rever estratégias. Possibilitando maior aprendizado e foco no que realmente importa. Agregando valor ao produto e ou serviço.

Com os processos bem definidos, cada setor fica responsável pelos seus resultados, ficando mais fácil o controle das atividades. O que não significa engessar as pessoas, mas sim fazer com que todos compreendam o seu papel dentro da empresa e a melhor maneira para realizá-los adequadamente.

Controle de qualidade

Quando organizamos, padronizamos e acompanhamos todas as atividades e procedimentos, quando falamos do envolvimento de todos os setores da empresa, desde o gestor até quem trabalha no dia a dia da produção, estamos falando de controle de qualidade.

A padronização estabelece processos mais rigorosos, com os quais é possível acompanhar melhor todas as etapas produtivas. O que ao final, gera mais qualidade sem aumentar custos ou comprometer a lucratividade.

Esse setor vem crescendo muito nos últimos tempos por vários motivos, alguns deles são o fato das empresas estarem percebendo os seus benefícios, como o diferencial competitivo para vários segmentos e por ser uma ferramenta poderosa para identificar as necessidades dos clientes.

Por Aline Moreira
Farmacêutica

Se você quer capacitar sua equipe de farmácia com excelência, conte com profissionais com anos de experiência no ramo de varejo farma e responsáveis pelo treinamento em diversas farmácias! Fale conosco para conhecer as opções de treinamento ou adquira já o seu curso “Formação de Atendente de Farmácia” e veja sua equipe trazer mais faturamento para sua empresa!

Conheça as soluções da Priorize Gestão!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Posts relacionados

Fale conosco!
Fale conosco!