3 dicas sobre o que não é liderança

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3 dicas sobre o que não é liderança

Em nosso dia a dia na gestão de pessoas estamos expostos a muitos cursos, textos, vídeos e exemplos sobre liderança. Muito se fala sobre a influência do líder na formação de times, no resultado do negócio e no atendimento ao cliente. Quem trabalha no varejo e no serviço como eu, sabe que as pessoas são um fator crítico de sucesso e que, pessoas felizes, alinhadas ao propósito da empresa e bem treinadas fazem a diferença.

Mas, queria discutir aqui o que não é liderança. Em tempos de crise e incerteza como o qual estamos vivendo, venho observando muitos exemplos negativos e nocivos em gestão de pessoas. A falta de empatia de empresários e gestores muitas vezes acaba por prejudicar ainda mais os negócios fragilizados e, é nessa hora que conseguimos perceber claramente o que um líder não deve fazer. Gostaria de destacar aqui 3 pontos principais:

  1. Líderes não dão desculpas: simplesmente porque isso não resolve. Você está à frente do seu time e ele precisa do seu direcionamento. Dar desculpas só traz perda de credibilidade e confiança de seus líderes, times e clientes. Lembrando que credibilidade e confiança são os motores para qualquer relacionamento duradouro.
  2. Líder não culpa os outros: está aí outra coisa que parece rotineira em algumas organizações. Achar culpados é uma péssima estratégia para lidar com os problemas do dia a dia, simplesmente porque não funciona. Achar soluções, ensinar e direcionar quem erra é sempre mais produtivo para o resultado de sua equipe. Lembrando que só comete erros quem tenta e, se essa pessoa for bem direcionada usará essa pró atividade a seu favor.
  3. Líderes não se justificam: o foco não deve ser no “porque não deu certo”, isso gera um gasto de energia na direção errada. Criar desculpas ao invés de buscar soluções só arrastam o problema com você e, de mais a mais sempre tem outra forma de fazer. O seu norte deve ser o acerto e não remoer o erro.

Penso que ser líder é uma tarefa de lapidação diária e constante e, passa por uma escolha. Essa escolha deve ser tomada como compromisso e além de foco no resultado é necessário focar no autodesenvolvimento, auto percepção e modelar bons líderes no que eles fazem. E os exemplos negativos? Esses servem para aprendermos e não repetirmos.

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