O que é liderança?

O que é liderança?

Mais do que um cargo sonhado pela maioria, ser líder é conduzir os colaboradores para o sucesso. Um papel fundamental para as organizações que, muitas vezes, é negligenciado pela falta de conhecimento sobre o assunto.

Diferente do indivíduo que é visto como chefe, por dar ordens sem orientar sua equipe, o líder inspira as pessoas que fazem parte de seu time. Conhece suas necessidades, desafios e prioridades, criando um clima organizacional propício para que os resultados esperados sejam alcançados.

Entenda, neste conteúdo, o que é liderança, desde como surgiu o conceito até como liderar uma equipe com eficácia. Vamos lá?

Como surgiu a liderança

Desde a pré-história, existem indícios de que o homem já se organizava em grupos conduzidos pelos mais fortes e experientes.

No antigo Egitoquando reinavam os faraós como autoridades máximas. E, também, na época de Jesus Cristo, um homem que tinha uma missão definida, inspirava as pessoas e compartilhava seus conhecimentos com os discípulos.

A liderança faz parte da história da humanidade. Todos os exemplos que acabamos de ver funcionam a partir de uma pessoa que exerce poder de conduzir um grupo.

Entretanto, o conceito de liderança surgiu em 1911, quando Frederick Winslow Taylor, pai da administração científica, publicou os “Princípios da Administração Científica”. Segundo ele, ela seria essencial para que os profissionais, processos e ferramentas produtivas alcançassem alto desempenho.

Hoje, a liderança é vista como uma competência que possibilita a condução, o engajamento e a motivação de um grupo de pessoas. O que ganha um peso ainda maior dentro das empresas, quando o líder cria um cenário adequado para que tanto o negócio prospere como o mesmo aconteça com seus colaboradores.

Vai além de simplesmente dar ordens: transforma o engajamento da equipe ao negócio. Estimula a motivação de seus colaboradores e ao mesmo tempo traz resultados. (Fazer link para o conteúdo sobre engajamento)

Características de uma boa liderança empresarial

Um líder eficiente tem o preparo necessário para desenvolver uma equipe. Dedica seu tempo ao coletivo, mas nunca esquece do individual.

Direciona as suas estratégias com base em uma ampla visão do negócio. Sabe onde é preciso atuar e o que é preciso desenvolver para focar em resultados.

Tem também a resiliência incorporada ao importante papel que desempenha. Sabe lidar com mudanças e tirar o melhor proveito das situações adversas.

Tudo isso, sem deixar de lado a inteligência emocional ao inspirar pelo exemplo e em promover a melhora do clima organizacional e o orgulho do pertencimento à empresa.

Como líder, é importante sempre procurar entender os sinais de uma equipe, como o que eles realmente esperam: inspiração, condução, desenvolvimento e propósito.

O líder de valor, procura entender do que a equipe precisa e assume de frente seu papel. Ele não persegue somente os próprios objetivos, se importando apenas com a opinião de seus superiores e recompensas individuais. Busca resolver os obstáculos que possam surgir no caminho e abre possibilidades para que seus colaboradores também possam se desenvolver e alcançar sucesso.

Lidera pelo exemplo, pede ajuda quando precisa e acredita na inteligência coletiva para a tomada de decisões cada vez melhores. Além disso, sabe reconhecer esforços e oferecer feedback nos momentos mais adequados.

Líderes que não conseguem se colocar no lugar de sua equipe tendem a falhar na sua missão. A falta de empatia pelos colaboradores cria uma barreira, muitas vezes difícil de ser eliminada.

No entanto, é preciso entender que toda liderança envolve relacionamentos. E para que o trabalho seja conduzido da melhor forma diante de uma equipe, ter empatia é fundamental. Um bom líder assume interesse pelas preocupações de seus colaboradores e consegue perceber e entender o que eles estão sentindo.

 

Você sabe quais os tipos de liderança? Confira aqui mais sobre isso!

Como liderar uma equipe

Agora que você já sabe o que é liderança e quais as características de um bom líder, compartilhamos três ações simples que podem gerar excelentes resultados. Aqui na Priorize, chamamos a metodologia de 3 Ms da liderança de sucesso. Fique por dentro:

1. Motivar

A motivação é a principal influência no comportamento. É a condição indispensável para atingir objetivos. Equipe motivada movimenta a área, inova, influencia seus pares, busca novas soluções e se destaca. E é incontestável que o grande responsável por esse desempenho é o líder.

2. Mobilizar

Líder que motiva, mobiliza. Fica muito mais fácil mobilizar as pessoas quando elas estão motivadas. Mas, somente a motivação não basta. É preciso ter um propósito para engajá-las. Os colaboradores têm a necessidade de se sentir parte de um propósito maior e não só de um objetivo a ser atingido. Isso mantém a disposição e o engajamento para o cumprimento de suas tarefas.

3. Monitorar

A equipe precisa entender o que está além do objetivo estabelecido pelo líder, para se sentir parte desse propósito. Se os colaboradores vibram com os resultados, é sinal de que a liderança está no caminho certo. Quando esse clima organizacional se alcança só é preciso monitorar: o resultado, o desempenho individual, o desenvolvimento pessoal e a própria motivação.

Ser líder é dar o seu melhor em benefício da maioria

O líder precisa saber que a tarefa de atender à expectativa de todos os membros da sua equipe é quase impossível. Por isso, deve se dedicar a atender à grande maioria.

Uma liderança de sucesso deixa a preocupação com o ego para trás e trabalha em prol do coletivo. E quando o líder não persegue benefícios só para si, mas para todos ao seu redor, não importam os altos cargos nem as recompensas de quem está por perto. Tenderá a respeitar a todos da mesma forma e a tornar o clima organizacional cada vez mais agradável e estimulante.

Desenvolva suas habilidades para gerenciar conflitos, tanto a nível profissional quanto pessoal com nosso curso EAD. Saiba mais!

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça o Treinamento para Líderes da Priorize!

Conheça as soluções da Priorize Gestão!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Posts relacionados