O impacto do COVID-19 em pequenas empresas

O impacto do COVID-19 em pequenas empresas — e como reduzi-lo
O mundo não estava preparado para a crise que é o coronavírus. Qual será o impacto do COVID-19? 

No Brasil, já são mais de 20 mil casos confirmados.* Em apenas uma semana, o número mais do que dobrou. De crianças à idosos, todos já sentiram os impactos causados pela pandemia.

Se você é dono de uma empresa, também está sendo afetado. Segundo a Sebrae, no início da paralisação os empresários já declaravam queda de até 64% no faturamento. Mas o que isso significa para você?

Como proprietário de um negócio, você é responsável não apenas dos gastos, mas também do seu sustento e de seus funcionários. Mesmo com os lucros em baixa, essas obrigações continuam sendo fundamentais.

Parece uma grande pressão, e é. Enquanto medidas emergenciais para empreendedores ainda estão em discussão, é preciso agir. Justamente por isso é essencial conhecer o problema mais a fundo — e fazer o possível para enfrentá-lo.

A seguir, entenda os impactos econômicos do Covid-19, e descubra como minimizá-los.

Os principais desafios econômicos na crise – Impacto do COVID-19

  • Desemprego: No Brasil, o número de desempregados pode chegar a 17 milhões neste semestre. A Organização Mundial do Trabalho define a crise como “a pior crise global desde a Segunda Guerra Mundial.
  • Problemas de abastecimento: setores já relatam atraso e interrupção na recepção de produtos. A causa disso é a produção localizada em áreas fortemente afetadas pelo Covid-19.
  • Ações para redução de impacto: Para pequenas empresas, o desafio é realizar mudanças ágeis para reduzir o prejuízo. A mudança do presencial para online é um exemplo.
  • Novas economias: é delicado falar sobre lucros durante uma pandemia. Porém, o fato é que existem setores que crescem diante do coronavírus. Ficar de olho em tendências pode gerar oportunidades para sua empresa.

Em meio a tantos desafios, é normal se sentir desamparado. Mas, ao conhecer os problemas, nos preparamos para resolvê-los.

Confira algumas ações simples que você pode tomar para reduzir os impactos econômicos da crise Covid-19:

Como minimizar o impacto do COVID-19 (coronavírus) na sua empresa

Entregas Delivery

Se o seu negócio costumava contar com vendas presenciais, a melhor opção é adaptar suas transações para o Delivery. Ao entregar diretamente na casa de seu cliente, você é capaz de manter contato com ele — e fidelizá-lo ainda mais.

Para implementar o serviço, há diversas opções. Aplicativos como Uber Eats e iFood são famosos no ramo dos restaurantes. Enquanto isso, James e Rappi oferecem possibilidades para outros setores. Também há opções para contratar diretamente um motoboy.*

Comunicação com o cliente

Marketing é, por definição, a maneira com que sua empresa interage com o mundo ao redor. Por isso, se ações de comunicação já eram importantes, agora elas são essenciais.

Mantenha suas redes sociais atualizadas, mesmo durante a quarentena.

Use esse tempo para criar conteúdo relevante, que auxilie seus clientes nessa época difícil. Além de compartilhar informações úteis, seja criativo e desenvolva novos meios de falar sobre seu negócio.

Além disso, meios de comunicação direta também são de extrema relevância. Use ferramentas como e-mail e WhatsApp para valorizar seus consumidores. Ofereça promoções, pergunte sobre o que seria útil e mostre flexibilidade. Mostrar que você se importa é o que faz a diferença.

Use vouchers para manter o fluxo mínimo

Uma ação que está se tornando popular durante a quarentena é o uso de vouchers.

Funciona assim: o cliente compra um “passe”, o qual será usado quando sua empresa abrir novamente. Em troca, você oferece descontos e opções especiais.

Com isso, é possível levantar dinheiro para manter seu negócio. Além do mais, a ação valoriza e recompensa clientes fiéis.

Também é possível renegociar com fornecedores, visando contratos futuros. Essa prática auxilia seu gerenciamento financeiro em tempos de crise. E, quando a pandemia acabar, ainda auxilia o restabelecimento da sua marca.

Estude a possibilidade de auxiliar na produção de materiais essenciais

Como você viu, cada área está passando por consequências diferentes durante a crise Covid-19.

Por isso, resiliência é vital nos tempos em que vivemos. Se olharmos além da economia, veremos que há uma escassez entre quem está lutando contra o coronavírus.

No Brasil, já existe falta de equipamentos necessários para que os profissionais de saúde lidem com o Covid-19. Até dia 02 de abril, estimava-se que 15 mil enfermeiros e 4 mil médicos estariam expostos por falta de material.

Com a dificuldade de importações, as empresas brasileiras são indispensáveis.

Então, investigue se é possível ajudar. Se sua marca faz roupas, por exemplo, estude a possibilidade de fornecer acessórios de proteção, como máscaras. Se você lida com plástico, também pode auxiliar na fabricação de acessórios médicos.

Isso também vale para ajudar o cidadão comum. Estude a possibilidade de montar “kits” prontos, auxiliando seus clientes a saírem de casa o mínimo possível.

Negocie a jornada de trabalho de seus funcionários

Você já viu que o desemprego é um dos maiores problemas no Brasil, e está se agravando devido à pandemia. Caso sua micro ou pequena empresa possua funcionários, há opções para que não seja necessário realizar cortes.

A principal é a MP dos Salários, implementada pelo governo diante ao coronavírus. Agora, é possível combinar com seus contratados uma redução na jornada de trabalho e carga horária de até 70%. O percentual de redução será pago pelo Governo Federal, com base no valor do seguro-desemprego.

Para saber mais, confira o manual desenvolvido pela Abrasel.

Em meio à crise no Brasil, há muitas incertezas. Para o proprietário de uma empresa, é desanimador enfrentar tempos difíceis.

Durante a pandemia, o essencial é que todos estejam unidos contra o coronavírus. Por isso, a Priorize está ao seu lado, pronta para ajudar as necessidades do seu negócio.

E para isso, você nem precisa sair de casa. Nós possuímos um serviço Express, onde o atendimento é 100% online. Assim, você tem menos preocupações e mais resultados. Clique aqui para saber mais! *

Conheça as soluções da Priorize Gestão!

Categorias

RH

Materiais

Planner 2020

Planner 2020

Para auxiliar na definição e acompanhamento das suas metas a cada dia, semana e mês, preparamos um Planner onde você encontra também as principais datas festivas e do varejo.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Posts relacionados

Fale conosco!
Fale conosco!