Motivação no trabalho: como manter sua equipe motivada e produtiva

Motivação no trabalho: como manter sua equipe motivada e produtiva

Manter a equipe motivada no trabalho é peça fundamental para garantir o sucesso de qualquer negócio, principalmente quando trata-se de empresas varejistas. Por outro lado, conseguir que a motivação no trabalho não se perca com o tempo é um dos grandes desafios atualmente.

Motivação nada mais é do que a razão pela qual as pessoas agem ou executam alguma tarefa, empenhando-se com dedicação. Desta forma, podemos perceber que é um sentimento individual, particular de cada pessoa.

Cabe ao líder saber identificar esses gatilhos individuais para manter a equipe constantemente motivada, o que facilita alcançar as metas de maneira rápida e produtiva.

Cada componente do seu time entende o sucesso de uma maneira diferente e ali, no seu local de trabalho, isso se traduz em desempenhos e comportamentos adequados e não adequados ao que a empresa espera.

Engana-se quem pensa que a motivação surge apenas por recompensas financeiras, como um aumento de salário. Muito pelo contrário, motivação é algo que nasce, por isso é preciso estimulá-la, não apenas pagar por ela.

Continue a leitura e confira algumas dicas para despertar e manter a motivação no trabalho.

Tudo começa pelo recrutamento

O primeiro passo é ter um ótimo processo de seleção. Ao selecionar pessoas que tenham valores parecidos com o da empresa, você faz com que ela entre para a organização acreditando que poderá ajudá-la na busca do que almeja.

Forneça treinamentos

Também é importante fornecer os elementos necessários para que eles trabalhem com qualidade, desde ferramentas de apoio até treinamentos. Forneça o que for necessário para que sua equipe tenha mais produtividade.

Por exemplo: foi implementado um novo sistema no negócio e seus funcionários não estão familiarizados. Ofereça um bom treinamento e deixe-os mais confortáveis, consequentemente, mais motivados.

Dê feedbacks

Todo mundo quer ser reconhecido pelas suas atitudes e com a equipe não é diferente. É importante que o líder expresse seu reconhecimento quando perceber que um funcionário dedicou-se especialmente para a realização de alguma tarefa.

Parabenize, elogie. Qualquer pessoa sente-se feliz quando é notada e reconhecida. Essa é uma necessidade básica para manter a motivação em alta.

Auxiliar na correção é um fator importante também, mas sempre reconhecendo o direito do outro de errar.

Ofereça a eles plano de carreira

Brilho nos olhos é característica inerente de quem trabalha com o que ama. Essa paixão, muitas vezes, vem do entendimento de que o seu local de trabalho pode contribuir para a efetivação dos seus sonhos pessoais e profissionais.

Cada um de nós tem um motivo para fazer o que fazemos e é por causa dele que levantamos todos os dias da cama e vamos trabalhar, por exemplo.

Trazer palestras, realizar campanhas ou dar brindes só traz resultado se esses estão ligados, de alguma forma, ao motivo que levou aquela pessoa a escolher trabalhar com você. Sim, seu colaborador escolhe trabalhar com você! Já havia pensado nisso?

Eles só se mantém ali, na sua equipe, se enxerga possibilidades de realizar seus sonhos por meio do trabalho. Caso contrário, ele inicia uma busca por outra oportunidade, seja em uma filial ou outra empresa que lhe pareça mais adequada a auxiliar na execução de suas metas pessoais.

Essa conexão entre os sonhos dos seus colaboradores e a filosofia da empresa, pode ser observada no plano carreira. Dar aos seus colaboradores a oportunidade de crescer e ter mais estabilidade na empresa, é uma das melhores formas de deixar isso claro.

Dê recompensas

Além de oferecer oportunidade de crescimento, você pode encontrar outras formas de dar recompensas por bons desempenhos na equipe. Essa é uma maneira de dar pequenas doses de motivação. Um exemplo é quando a loja oferece algum sistema de comissão.

Porém, cuidado! Quando as metas são inimagináveis ou a recompensa é baixa, dificilmente sua equipe se sentirá estimulada a participar, muito pelo contrário, irá rejeitar.

Prefira estratégias com boas recompensas, pois isso ajudará a manter a sua equipe motivada e, consequentemente, mais produtiva. Todos ganham nesse sistema, empresa e funcionário.

Pratique a habilidade de ouvir

Um bom gestor deve ter a mente aberta para receber sugestões. Os colaboradores lidam diariamente com o processo de produção. Por isso, podem ter a uma visão diferenciada do processo, de suas próprias tarefas e das rotinas da empresa.

Avaliar e implementar boas sugestões podem melhorar o dia a dia de toda a equipe. Isso passa confiança para o colaborador, que se sente acolhido e tende a ter a mesma flexibilidade que você.

Mais um ponto para a motivação!

Conheça as pessoas que trabalham com você

Como já sabemos, as pessoas se sentem mais motivadas quando identificam uma conexão entre o seu sonho e o propósito da empresa, certo? Por isso, conhecer cada membro da sua equipe e fazer essa conexão é muito importante.

Por exemplo: se eu sei que minha assistente tem o sonho de fazer uma faculdade de direito e eu, enquanto gestor, consigo mostrar a ela as oportunidades que a empresa pode oferecer para conquistar seu sonho mais rapidamente, sua motivação com esse trabalho aumenta instantaneamente porque ela conseguiu fazer uma conexão do trabalho que desenvolve e o seu desejo para o futuro.

Como a motivação no trabalho pode ajudar no crescimento da empresa

Ter uma equipe motivada é bom para os negócios. Podemos citar alguns destaques positivos, como:

  • Um funcionário feliz e motivado tende a atender a todos muito melhor do que uma pessoa insatisfeita. Especialmente no varejo, o atendimento ao cliente de qualidade é extremamente importante.
  • Além disso, funcionários motivados costumam ficar longos anos na empresa, o que diminui a rotatividade de colaboradores, o turnover, fator muito prejudicial para a empresa. Uma alta taxa de turnover, gera gastos com demissão, admissão e treinamento do novo funcionário. Uma empresa que consegue reter talentos tem grandes chances de sucesso!

Agora que você já conhece algumas dicas para manter a motivação no trabalho, compartilhe esse artigo em suas redes sociais e ajude quem também precisa saber disso!

Confira também o que a Priorize Gestão pode te auxiliar a sua equipe a manter a motivação no trabalho! Saiba mais sobre nosso Treinamento para Equipes.

Conheça as soluções da Priorize Gestão!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Posts relacionados

Fale conosco!
Fale conosco!