Imagem pessoal para o varejo: como atrair mais clientes?

Imagem pessoal para o varejo: como atrair mais clientes?

Quem trabalha com o varejo sabe que oferecer um atendimento de qualidade faz a diferença para conquistar um cliente. Mas, acredite, muitas empresas falham ao considerar somente esse critério como decisivo. É por esse motivo que explicamos no conteúdo de hoje o que é imagem pessoal, sua importância para o varejo e como atrair mais clientes a partir do de um vendedor. Fique por dentro!

O que é imagem pessoal?

Embora algumas pessoas confundam imagem pessoal com visual, ela vai além da aparência. Também é composta por competências, comportamentos, conhecimentos, ética, habilidades, hábitos e postura. Ou seja, inclui até mesmo o jeito de falar e de se relacionar.

Para que qualquer empresa possa construir uma imagem pessoal de credibilidade, que é o principal atributo que muitas delas querem transmitir, é necessário fazer as escolhas certas e estabelecer uma relação de confiança com os clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros.

A importância da imagem pessoal para o varejo

No varejo, cuidar da imagem pessoal da equipe de vendas é uma estratégia decisiva para quem quer saber como atrair mais clientes. Reflete diretamente nos resultados alcançados: uma empresa pode ganhar ou perder clientes através da mensagem que transmite.

Quando uma marca consegue transmitir confiança e credibilidade aos consumidores, tudo o que é vendido por ela tende a ser valorizado.

Não consegue atingir os resultados esperados mesmo vendendo produtos com qualidade semelhante ao concorrente? Observar a imagem pessoal dos seus colaboradores pode ser um bom começo. Um vendedor de uma loja de roupas para profissionais da saúde, por exemplo, não pode usar um uniforme sujo.

A aparência visual dos colaboradores precisa estar alinhada ao contexto do ambiente de trabalho para que a equipe possa ter harmonia visual. E, assim, transmitir os atributos da empresa para todo o mercado.

Como atrair mais clientes para a sua loja?

Para conseguir atrair mais clientes a sua empresa precisa vencer o desafio de causar uma boa impressão nos primeiros segundos.

Segundo estudos, são necessários somente três segundos para que o cérebro humano seja capaz de formar a primeira impressão sobre o outro. O processo pode durar até 60 segundos e leva em consideração o que interpreta como visão, tom de voz, adequação das palavras e linguagem corporal.

Por isso, para atrair e conquistar mais clientes no varejo é preciso oferecer a melhor experiência para o cliente. Isto é, unir uma boa imagem pessoal à excelência no atendimento.

vestuário, o tom de voz e os cuidados com a higiene pessoal são alguns dos principais fatores que podem fazer um cliente permanecer ou não dentro da sua loja. Ele precisa se sentir acolhido, mas ao mesmo tempo livre para fazer a escolha que desejar.

Nesse ponto, o sentimento de empatia com o atendente é fundamental para que não desista da compra nos primeiros segundos após ser abordado.

Dicas para uma abordagem de sucesso

Toda vez que um cliente é abordado por um atendente tem início um processo chamado de rapport. Influenciado pela percepção visual do cliente, o rapport estabelece uma relação de empatia com outra pessoa. Confira três dicas sobre como atrair mais clientes usando essa técnica em benefício do seu negócio.

Procure alinhar a imagem pessoal da sua equipe com o contexto da sua loja

Roupas com transparência em excesso devem ser evitadas, assim como maquiagem ou perfume forte demais.

Incentive os cuidados com a higiene pessoal como um hábito para toda a vida

Manter o cabelo limpo, unhas aparadas e esmaltadas é fundamental para causar boa impressão nos clientes no caso das mulheres. Já os homens devem aparar a barba e cortar as unhas.

Evite distrações no momento da compra

Bonés, brincos, chapéus, colares, lenços, óculos e relógios devem ser discretos. Ou seja, o vestuário do atendente não pode distrair a atenção do cliente do momento mágico da compra. Evitar excesso de informação também inclui comportamentos extravagantes que podem impactar negativamente na percepção do cliente.

Inclua a imagem pessoal no processo seletivo da sua empresa

Essa é uma boa estratégia para que possa constatar logo durante o processo de recrutamento se o perfil do candidato atende às exigências da empresa. As pessoas escolhidas para compor a sua equipe precisam estar alinhados com o objetivo e propósito da sua empresa.

Investir tempo e dinheiro em um processo seletivo de qualidade ajuda a evitar prejuízos futuros. Isso porque a imagem pessoal do colaborador não pode distorcer ou corromper a mensagem que a sua loja deseja transmitir.

Treine os seus colaboradores para que os melhores resultados possam ser garantidos

Para conquistar sucesso ao sintonizar a imagem pessoal da sua equipe aos atributos da sua empresa a dica é realizar treinamentos. Uma forma de prevenir a perda de clientes por causa de comportamentos inadequados por parte dos colaboradores.

Esses treinamentos podem ser realizados, inclusive, para capacitar novos funcionários sobre as exigências da empresa. Para eles, é recomendável apresentar as normas internas e demonstrar a importância de cuidar da imagem pessoal para que os melhores resultados sejam atingidos.

Uma equipe treinada consegue transmitir uma imagem de credibilidade, conforto e acolhimento para que os clientes entrem e sintam vontade de ficar em sua loja.

Precisa de ajuda para harmonizar a imagem pessoal da sua equipe aos atributos que a sua loja quer transmitir para os clientes? Conte com a Priorize. Conheça nosso treinamento de imagem pessoal para o varejo! Um treinamento que pode ser personalizado de acordo com a realidade do seu negócio.

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