Gestão de conflitos entre as gerações X e Y

Gestão de conflitos entre as gerações X e Y

Gestão de conflitos entre as gerações X e Y

Segundo pesquisas, as diferenças de pensamento entre as gerações são um dos maiores motivos de conflito no ambiente de trabalho. Segundo David Maxfield e Joseph Grenny, autores da pesquisa, mais de um terço da nossa força de trabalho perde até 5 horas por semana tentando contornar ou evitar problemas mal resolvidos causados por falta de comunicação e entendimento entre colegas de trabalho de idades diferentes.

Enquanto a maior parte dos nossos gestores são da geração que entende que “vestir a camisa da empresa” é a melhor fórmula para o sucesso e que para isso você deve respeitar a hierarquia, aprender diversas tarefas e dedicar várias horas à empresa que escolheu para “fazer sua carreira”, a geração Millenium que segundo a ONU, já representa mais de 30% da população mundial, entende que estar na empresa enquanto ela está alinhada com seus interesses é a melhor saída.

E aí, começa um dos maiores problemas que identificamos nessa geração. Eles estão conosco, enquanto não encontram coisa melhor, enquanto estudam, enquanto encaixa no estilo de vida que levam, enquanto for conveniente e, enquanto isso, nossa rotatividade vai às alturas. Segundo a mesma pesquisa já citada, 40% dos “millennials” acreditam que precisam ser promovidos a cada 2 anos e pasmem, tem certeza que promoção não tem a ver com desempenho!

E agora até escutei seu pensamento: Bem assim mesmo! E a pergunta que surge em seguida com certeza é: o que faço com isso? Como engajar essa geração?

Fórmula mágica ainda não temos, porém, o que já sabemos é que essa geração também conhecida como geração “selfie” (porque precisam muito de auto afirmação) tem várias qualidades que devemos trazer e utilizar em nossos negócios. Por exemplo: são muito, muito bons em reunir informações, mas precisam de ajuda para organizá-las e transformá-las em resultado, coisa que a geração “X” consegue fazer com muita facilidade.

Outras características marcantes desta geração são

A criatividade, agilidade de pensamento, a capacidade de multitarefa e a extrema facilidade com tecnologia que são muito úteis, se você gestor da geração ”X” conseguir fazer o coração dessa “galera” vir para o próximo propósito da empresa.

E para fazer isso, a primeira dica é conhecer seus funcionários. Entenda porque ele levanta cedo para trabalhar com você e não com a empresa vizinha, assim você conseguirá entender o que o motiva a fazer o que faz. Essa é a primeira e maior dica com essa geração.

Outros pontos também importantes são:

Treinamento de habilidades comportamentais: essa é uma geração que lida bem no individual e que prefere estar mais isolado, tem mais facilidade no digital do que no verbal, portanto, habilidades como: comunicação, trabalho em equipe e resiliência devem ser exaustivamente treinadas. Frequência e sequência fazem toda a diferença aqui.

Detalhamento do plano de carreira: com pessoas de forma geral, o óbvio não existe, essa geração mais nova funciona no estilo Google, quer tudo com um click, e por esse motivo pensa em “O QUE e não em COMO” faz para conseguir chegar onde quer e somos nós, gestores que precisamos facilitar essa tarefa para ajudá-los a ver valor em ficar e se dedicar para crescer na empresa.

E a última é uma das dicas mais importantes é: invista em seus líderes, são eles que dão sentido as tarefas do dia a dia e que podem torná-las mais motivadoras, delegando tarefas apropriadas para cada perfil de funcionário, desenvolvendo e retendo os talentos de sua empresa.

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