Cultura de Segurança

Cultura de segurança

Para entendermos a importância de se implementar e manter uma “Cultura de Segurança” em uma organização precisamos primeiramente conhecer as estatísticas de acidentes de trabalho no país.

Estatísticas

Verificamos através dos últimos dados da Previdência Social, 2018, que mais de 700.000 acidentes do trabalho ocorreram no país, sendo um dado que registra apenas trabalhadores com carteira assinada, o que nos leva ao quarto país no ranking mundial onde as pessoas mais se acidentam no trabalho.

Através destes dados podemos começar a entender que se estabelecermos uma cultura, baseada na segurança do trabalhador, iremos impedir a ocorrência de eventos que podem tirar o nosso colaborador de suas atividades, e ainda podemos afastar o lado negativo de sermos uma pessoa acidentada e todas as amarguras enfrentadas.

Para que serve a Cultura de Segurança?

A “Cultura de Segurança” vem para habilitar as pessoas a internalizar que a sua segurança e de seus colegas de trabalho é um valor, junto com o qual vão trilhar o caminho do trabalho seguro, tendo em sua atividade laboral a satisfação em realizá-la e voltar para casa bem e saudável.

A “Cultura de Segurança” requer gestores engajados, comprometidos e sustentados por política definida, princípios que sustentem a ação dos trabalhadores e padrões definidos de trabalho seguro. As organizações são feitas por pessoas, as quais sustentam as “estruturas sociais governadas pela racionalidade técnica” e com foco no bem comum: pessoas, organizações, comunidades e todas as outras instituições que são certamente afetadas por ela.

Uma a visão clara sobre a importância em implementar os fatores fundamentais para a consolidação da “Cultura em Segurança”, é a chave no rumo à tomar. E esses fatores irão formar uma excelente base para a construção e permanência da “Cultura de Segurança Positiva” e assim consolidar a organização em uma jornada rumo ao Zero Acidente!

A Priorize tem a experiência e a vontade necessárias para mostrar o caminho. Fale com a gente!

 

Por Renato Castro  – consultor em Segurança do Trabalho

Conheça as soluções da Priorize Gestão!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Posts relacionados

Fale conosco!
Fale conosco!