Cuidados importantes na Gestão de Pessoas em Farmácia

Cuidados importantes na Gestão de Pessoas em Farmácia

Quando pensamos em uma farmácia de sucesso, logo nos vem à cabeça a escolha de um bom ponto comercial, um layout e mix de produtos adequados aos clientes da região e, claro, uma boa equipe de trabalho. E essa, na minha opinião, é o ponto crucial para o sucesso de qualquer farmácia. O que mais é necessário para a Gestão de Pessoas em Farmácia?

Uma equipe que consiga perceber a necessidade dos clientes, que realize o atendimento seguindo os procedimentos e que tenha foco em resultados. Mas, como eu faço para montar um time assim? Essa é uma pergunta que muitos empresários se fazem.

Gestão de Pessoas em Farmácia: o grande diferencial do varejo farma

O varejo farma é um setor competitivo e dinâmico, onde as pessoas ocupam um lugar de destaque, uma vez que são elas que conseguem fidelizar e manter o cliente conosco, já que a maioria dos nossos produtos são commodities. E foi neste cenário que departamento de Recursos Humanos veio crescendo e se tornando estratégico para o nosso segmento.

Na minha opinião, um RH estratégico é aquele que consegue acompanhar e “sentir” o dia a dia na loja. Mais do que ditar normas, regras e condutas, ele tem o dever de conhecer o negócio e participar ativamente das ações e mudanças no ponto de venda, afinal, é lá que as coisas acontecem.

Tão importante como gerir a folha de pagamento de acordo com as leis e atender todas as demandas das fiscalizações, entender como as pessoas que trabalham em sua loja podem deixá-las mais produtivas e felizes. Sim, felicidade é um fator primordial para a produtividade.

Pesquisas já nos apontam que funcionários felizes são 30% mais produtivos e que felicidade no trabalho é o que move e motiva as gerações Y e Z. E como o varejo, na maioria das vezes, é a porta de entrada para o mercado de trabalho, precisamos estar atentos em como atrair e reter os talentos dessas gerações.

A importância do líder na gestão de pessoas

Percebo que um ponto importante para isso é a qualidade do líder que temos em nossas lojas pois são eles, que junto ao RH, guiam, capacitam e treinam nossas equipes. É através do olhar deles que nosso time vai conhecendo a cultura organizacional, os valores de nossas empresas e se lapidando para crescer na organização.

Líderes atenciosos que entendem que o seu resultado passa pelas pessoas, reconhecem seus esforços e fornecem feedbacks constantes fazem com que o próprio colaborador tenha a oportunidade de ajustar comportamentos e acelerar seu crescimento profissional.

Crescimento profissional

O varejo farma é um segmento de oportunidade. Dedicação e interesse fazem profissionais crescerem rápido aqui. Quantas vezes você acompanhou alguém entrando no seu primeiro emprego em pouco tempo se desenvolvendo e ficando pronto para novas posições dentro de sua empresa? Isso é uma realidade comum ao varejo farma.

Basta que tenhamos investimento de tempo em treinamento técnico e, principalmente, comportamental. Esse último muitas vezes é o responsável pelo crescimento acelerado de alguns profissionais que escolheram de uma forma ou outra atender pessoas.

Remuneração da equipe

Outro ponto que merece nossa atenção está relacionado a como remuneramos nossa equipe. Em geral desejamos estar rodeados de colaboradores que têm no sangue gosto pela competição, por bater metas e alcançar resultados positivos e que querem também ser reconhecidos financeiramente quando cumprem os objetivos propostos.

Neste ponto, montar uma política salarial que vá ao encontro do seu planejamento estratégico faz com que sua equipe direcione todos os esforços para o que você julga necessário.

Apenas não esqueça que para que o resultado da farmácia seja positivo é necessário a colaboração de toda a sua equipe em atividades como organização e isso só conseguimos se incentivarmos também o trabalho em equipe.

Conclusão

Engajamento e orgulho de pertencer são fatores fundamentais para que tenhamos um time vencedor. O trabalho em equipe e a preocupação com o sucesso da loja só acontece quando conseguimos trazer o coração do nosso funcionário para o negócio.

E é através da conversa clara, simples e objetiva que conseguimos alinhar a felicidade e sucesso da empresa com a felicidade e o sucesso de nossa equipe.

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