Como reter talentos?

Como reter talentos?

Conseguir atrair e como reter talentos são os principais desafios de líderes de empresas de todo o mundo atualmente. É o que revela o estudo C-Suite Challenge 2018, com base na participação de mais de mil empresários.

E com a chegada das novas gerações ao mercado de trabalho o desafio da retenção de talentos se torna cada vez maior. Afinal, antes de buscar um salário digno o colaborador sente necessidade de o seu trabalho ser reconhecido e obter melhor qualidade de vida.

O que é retenção de talentos nas organizações? Como reter talentos?

Desde a origem da palavra, retenção vem do verbo reter. Quer dizer, manter, permanecer, continuar.

Já no mundo corporativo, está relacionado aos esforços necessários para que um colaborador permaneça em uma empresa.

Na Priorize, acreditamos que retenção de talentos significa felicidade. Tanto do empregador, que consegue manter em seu time os colaboradores mais produtivos, como do empregado, que se sente acolhido e feliz por fazer parte da empresa. É conhecer para onde tudo caminha.

Felicidade no trabalho e o reconhecimento profissional

A escassez de profissionais qualificados e a mudança de comportamento das novas gerações exigem atenção à composição das forças de trabalho.

De acordo com o relatório Understanding Brazil’s Workforce in a Troubled Time (Entendendo a Força do Trabalho do Brasil em um Momento Conturbado), da Boston Consulting Group, o principal indicador de felicidade no trabalho para os brasileiros é o reconhecimento profissional. O que aparece acompanhado pelo aprendizado e desenvolvimento de carreira.

Com cada vez mais vontade de se destacar e fazer a diferença, hoje, o colaborador deseja reconhecimento antes mesmo de aumento de salário. E, com isso, o desafio das empresas é acompanhar suas necessidades sem abrir mão de seus objetivos e metas.

Solução para reter talentos: ela realmente existe?

Na Priorize, nós dizemos que sim. A solução mais importante para resolver o problema está na revisão do processo de recrutação. Onde o foco da seleção deve ser buscar profissionais em sintonia com os valores da empresa.

Para descobrir se a missão de um colaborador é a mesma da empresa é preciso entender se ele busca os mesmos objetivos. Assim como um casamento, as duas partes envolvidas precisam se complementar e trabalhar juntas para que possam alcançar o que desejam. No caso, o sucesso profissional e empresarial.

Para reter talentos é fundamental trabalhar dois contextos que precisam se complementar: o emocional e o racional. Entenda melhor sobre o que significa cada um deles e como desenvolvê-los da melhor forma a seguir.

Emocional

O que é

Quando um colaborador se sente emocionalmente acolhido pela empresa fica cada vez mais entusiasmado em fazer parte dela. Percebe que tem perspectiva de crescimento e veste a camisa. É produtivo, tem motivação e busca autodesenvolvimento. Também se esforça mais e tem vontade de crescer junto.

Como desenvolver o envolvimento emocional na sua empresa

Para trabalhar o contexto emocional é preciso alcançar o coração do colaborador. A empresa precisa ter um bom clima organizacional, uma liderança inspiradora e compartilhar o orgulho de pertencimento.

Uma empresa que demonstra preocupação pelos objetivos e necessidades pessoais do trabalhador tende a ser melhor vista por todos. Então, a dica é ouvir o que ele tem a dizer e mostrar que a opinião dele é importante para o todo.

O colaborador que tem suas críticas e sugestões ouvidas, que recebe feedback e reconhecimento por mérito, se sente acolhido. Trabalha mais feliz e é mais produtivo.

Para que um líder consiga envolver o colaborador emocionalmente com a sua empresa é preciso dar espaço para ele crescer. E, especialmente, demonstrar paixão pelo que faz e ajudar ele a se desenvolver. Quanto mais envolvido ele se sentir, mais vontade terá de continuar.

Como reter talentos no contexto emocional

De acordo com uma pesquisa da Leigh Branham, em 2017, somente 12% dos colaboradores pedem demissão por causa de dinheiro. Ou seja, embora muitas empresas acreditem que o salário é o principal indicador de felicidade em um emprego isso nem sempre é verdade.

Então, tão importante quanto ofertar benefícios é fazer um colaborador se sentir envolvido com a empresa que trabalha. O que, inclusive, contribui para que se torne mais produtivo. Segundo o Harvard Business Review a produtividade é 31% mais alta em funcionários felizes.

Racional

O que é

Como complemento do contexto emocional, o envolvimento racional tem relação com o domínio técnico do colaborador e também com os processos de gestão de pessoas, como reconhecimento e benefícios. Representa suas competências, formação e habilidades.

Como desenvolver o envolvimento racional na sua empresa

Para alcançar envolvimento racional entre o colaborador e a sua empresa é preciso desenvolver três frentes: domínio técnico, feedback e reconhecimento, remuneração e benefícios.

A remuneração é muito importante para o envolvimento racional, porém não pode trabalhar sozinha. Assim como um eficiente plano de cargos e salários, uma trilha de carreira e melhores benefícios.

A empresa precisa estimular o crescimento do colaborador para que possa ser oxigenada com os estudos dele, habilidades com novas tecnologias, desenvolvimento estratégico, entre outros. Deve mostrar para ele qual é o seu papel dentro do ecossistema empresarial.

O colaborador precisa ganhar espaço dentro do negócio e ainda entender para onde a organização está indo.

A importância da liderança para a retenção de talentos

Existem estudos que mostram ainda que a liderança é responsável pela maior parte de pedidos de demissão nas empresas. Entre os principais motivos estão: roubo do crédito pelo trabalho realizado, falta de confiança ou poder, ignorar excesso de trabalho e falta de recompensa. Problemas que podem ser resolvidos com o uso da metodologia apresentada neste conteúdo.

Conheça as soluções da Priorize Gestão!

Categorias

RH

Materiais

Planner 2020

Planner 2020

Para auxiliar na definição e acompanhamento das suas metas a cada dia, semana e mês, preparamos um Planner onde você encontra também as principais datas festivas e do varejo.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Posts relacionados

Fale conosco!
Fale conosco!