Como formar líderes nas empresas?

Como formar líderes nas empresas?

Toda empresa que deseja crescer e se manter no mercado precisa saber como formar líderes. Muitas se preocupam apenas em qualificar as lideranças atuais, mas é fundamental pensar também no futuro.

Algumas pessoas conseguem desenvolver a liderança com maior facilidade que as outras, mas não se nasce líder. Por isso, o setor de recursos humanos assume cada vez mais um papel estratégico dentro da gestão de pessoas nas organizações. Alinhado com as estratégias e com a cultura da empresa, ajuda a inspirar, desenvolver e capacitar novos líderes.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Society for Human Resource Management (SHRM)saber como formar líderes nas empresas é uma das principais preocupações do setor de recursos humanos na atualidade.

Essa também é a dúvida da sua empresa? Então, confira como capacitar um profissional para assumir o direcionamento de uma equipe em oito passos.

Alinhe os líderes com a cultura da empresa

Antes de prosseguir com a formação de líderes, a empresa precisa ter a cultura da promoção e do desenvolvimento de talentos. Isso favorece o alinhamento da liderança com os valores da empresa em que o colaborador deseja fazer carreira.

Os futuros líderes também precisam estar sintonizados com as estratégias da organização e com a cultura da empresa. Precisam aprender a ser líderes nesse cenário e a entregar os resultados esperados pela organização.

Para contar com um quadro de colaboradores atentos à cultura da empresa é necessário que sua missão, visão e valores já estejam presentes desde a divulgação das vagas. Oferecer treinamentos, bate-papos e outras atividades internas ajudam a disseminar a cultura organizacional entre todos os colaboradores.

Identifique os profissionais que possuem perfil de liderança

Avaliações de desempenho facilitam o diálogo entre o RH e os gestores de equipes para que possam identificar os profissionais mais qualificados para a liderança. É por meio dessas atividades que a empresa pode mensurar o potencial de cada colaborador a partir dos critérios estabelecidos.

Para realizar as avaliações, no entanto, a empresa precisa definir quais são as características que o líder deve ter. Habilidades como comunicação, inteligência emocional, poder de persuasão, proatividade, senso analítico e senso de dono são comumente algumas delas.

Com a avaliação da equipe também é possível identificar pontos fracos e propor capacitações para que possam melhorar.

São considerados como profissionais de alto potencial aqueles que conseguem desenvolver as habilidades que a empresa precisa. Afinal, como já mencionamos, o líder deve estar alinhado com a visão, missão, cultura e valores da organização, além de ser referência naquilo que faz.

Dê a chance para que o colaborador possa experimentar a nova função

Delegar tarefas comuns à rotina de um líder ajuda os candidatos a ganharem prática e, inclusive, a mostrarem se são tão bons quanto o esperado. Essa também é uma forma de facilitar o desenvolvimento de hábitos de líder e de dar a oportunidade para que o colaborador possa aprender.

Os candidatos à liderança precisam executar suas tarefas com excelência para que possam conquistar resultados significativos para a empresa.

Para a adaptação à nova função é possível desenvolver um processo de trainee. Ou seja, treinar o profissional para um cargo específico enquanto continua exercendo as atividades do cargo atual. Assim, são reduzidas as chances de falhas durante a transição para a liderança.

Outra possibilidade é oferecer programas internos para o desenvolvimento de talentos, o que ajuda a acelerar o crescimento dos colaboradores. Com a ampliação das competências do time, a corporação consegue otimizar a produtividade, reduzir a rotatividade e preparar profissionais para se tornarem futuros gestores.

Os grandes líderes costumam se destacar dos demais funcionários pela capacidade e facilidade que possuem para solucionar problemas. Preste atenção ao desempenho dos seus colaboradores e engaje o seu time com novos desafios.

A liderança precisa ser inspiradora

Para formar um líder que seja capaz de direcionar sua equipe para atingir os resultados esperados, respeitando as normas e a cultura da empresa, é preciso ser referência. Ou seja, o colaborador precisa ser inspirado por uma liderança positiva, sólida e realmente agregadora.

Uma liderança inspiradora contribui diretamente para o aumento da produtividade, da motivação e do entusiasmo da equipe. Os colaboradores conseguem trazer resultados mais rápidos ao se sentirem inspirados e amparados pelo líder atual.

Mostre para os líderes atuais a importância de se tornarem multiplicadores do sucesso. Eles devem assumir papel de formadores de novos líderes, servindo como exemplo e inspiração para que eles possam ser moldados.

Crie oportunidades para capacitar os seus colaboradores

Mais de um quarto (26%) dos gestores não se sentem preparados para assumir a liderança, diz um levantamento feito pelo site americano Career Builder. Por isso é tão importante investir na capacitação e buscar conhecimento sobre como formar líderes nas empresas.

A realização de treinamentos ajuda a empresa a moldar o líder conforme os seus valores organizacionais. Se é orientada para resultados, por exemplo, deve focar essas capacitações para o desenvolvimento de líderes habilitados para alcançar as metas estabelecidas.

De modo geral, treinamentos favorecem tanto a qualificação de novas lideranças como a reciclagem de líderes antigos nas empresas. Promovem ainda o desenvolvimento de importantes competências como a comunicação, a condução de feedback, a gestão de conflitos, a gestão de equipes e a gestão do tempo.

Ajudam a conduzir os colaboradores da equipe para que os objetivos possam ser cumpridos. E fazem com que o gestor possa extrair o melhor de seus liderados em benefício da empresa.

Como formar líderes nas empresas se eles não tiverem oportunidade para o autodesenvolvimento? Realizar cursos, palestras e treinamentos internos representam oportunidades significativas para capacitar colaboradores rumo à liderança.

Quando falamos na capacitação não estamos nos referindo apenas à adoção das melhores técnicas, mas também sobre o desenvolvimento do comportamento que corresponda aos valores da empresa. Afinal, muitos colaboradores são contratados pelo currículo e demitidos pelo comportamento.

Funcionários capacitados e motivados a darem sempre o melhor de si em suas funções rendem muito mais. Segundo dados da Right Managementum colaborador motivado consegue aumentar a produtividade em 50%.

Recompense a dedicação dos candidatos à liderança

Não se esqueça de recompensar o esforço aplicado pelos seus colaboradores. Oferecer recompensas financeiras, como uma bonificação pelas metas atingidas, ou descontos em produtos ou serviços são algumas formas de retribuir a dedicação à empresa.

Outra forma de agradecer os profissionais pelo trabalho desempenhado é reconhecer pessoalmente. Com um aperto de mãos, uma salva de palmas ou um jantar comemorativo, o funcionário vai se sentir valorizado pela corporação. E, assim, dar o seu melhor.

Incentive a condução de feedbacks entre equipes

Todo líder precisa saber se comunicar e dar feedbacks de modo construtivo. Uma prática que não deve ficar restrita apenas quando há avaliações de desempenho dos colaboradores, que geralmente ocorrem em muitas organizações uma vez no ano.

O futuro líder precisa ter retorno sobre o próprio desempenho para saber o que pode ser melhorado. Essa é uma forma de estimular o autoconhecimento para que assuma o protagonismo de perceber suas dificuldades e se dedicar a superá-las. O colaborador que recebe feedback sabe como avançar dentro da empresa.

Entenda como formar líderes nas empresas com especialistas no assunto

Na Priorize oferecemos treinamentos para líderes com diversas finalidades, como: melhorar a gestão do tempo, de equipes e desenvolver a liderança situacional. Uma oportunidade para que a sua empresa possa escolher aquele que melhor se encaixa às suas atuais necessidades.

Conheça as soluções da Priorize Gestão!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Posts relacionados

Fale conosco!
Fale conosco!