Toda empresa que deseja crescer e se manter no mercado precisa saber como formar líderes. Muitas se preocupam apenas em qualificar as lideranças atuais, mas é fundamental pensar também no futuro.
Algumas pessoas conseguem desenvolver a liderança com maior facilidade que as outras, mas não se nasce líder. Por isso, o setor de recursos humanos assume cada vez mais um papel estratégico dentro da gestão de pessoas nas organizações. Alinhado com as estratégias e com a cultura da empresa, ajuda a inspirar, desenvolver e capacitar novos líderes.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Society for Human Resource Management (SHRM), saber como formar líderes nas empresas é uma das principais preocupações do setor de recursos humanos na atualidade.
Essa também é a dúvida da sua empresa? Então, confira como capacitar um profissional para assumir o direcionamento de uma equipe em oito passos.
Alinhe os líderes com a cultura da empresa
Antes de prosseguir com a formação de líderes, a empresa precisa ter a cultura da promoção e do desenvolvimento de talentos. Isso favorece o alinhamento da liderança com os valores da empresa em que o colaborador deseja fazer carreira.
Os futuros líderes também precisam estar sintonizados com as estratégias da organização e com a cultura da empresa. Precisam aprender a ser líderes nesse cenário e a entregar os resultados esperados pela organização.
Para contar com um quadro de colaboradores atentos à cultura da empresa é necessário que sua missão, visão e valores já estejam presentes desde a divulgação das vagas. Oferecer treinamentos, bate-papos e outras atividades internas ajudam a disseminar a cultura organizacional entre todos os colaboradores.
Identifique os profissionais que possuem perfil de liderança
Avaliações de desempenho facilitam o diálogo entre o RH e os gestores de equipes para que possam identificar os profissionais mais qualificados para a liderança. É por meio dessas atividades que a empresa pode mensurar o potencial de cada colaborador a partir dos critérios estabelecidos.
Para realizar as avaliações, no entanto, a empresa precisa definir quais são as características que o líder deve ter. Habilidades como comunicação, inteligência emocional, poder de persuasão, proatividade, senso analítico e senso de dono são comumente algumas delas.
Com a avaliação da equipe também é possível identificar pontos fracos e propor capacitações para que possam melhorar.
São considerados como profissionais de alto potencial aqueles que conseguem desenvolver as habilidades que a empresa precisa. Afinal, como já mencionamos, o líder deve estar alinhado com a visão, missão, cultura e valores da organização, além de ser referência naquilo que faz.
Dê a chance para que o colaborador possa experimentar a nova função
Delegar tarefas comuns à rotina de um líder ajuda os candidatos a ganharem prática e, inclusive, a mostrarem se são tão bons quanto o esperado. Essa também é uma forma de facilitar o desenvolvimento de hábitos de líder e de dar a oportunidade para que o colaborador possa aprender.
Os candidatos à liderança precisam executar suas tarefas com excelência para que possam conquistar resultados significativos para a empresa.
Para a adaptação à nova função é possível desenvolver um processo de trainee. Ou seja, treinar o profissional para um cargo específico enquanto continua exercendo as atividades do cargo atual. Assim, são reduzidas as chances de falhas durante a transição para a liderança.
Outra possibilidade é oferecer programas internos para o desenvolvimento de talentos, o que ajuda a acelerar o crescimento dos colaboradores. Com a ampliação das competências do time, a corporação consegue otimizar a produtividade, reduzir a rotatividade e preparar profissionais para se tornarem futuros gestores.
Os grandes líderes costumam se destacar dos demais funcionários pela capacidade e facilidade que possuem para solucionar problemas. Preste atenção ao desempenho dos seus colaboradores e engaje o seu time com novos desafios.
A liderança precisa ser inspiradora
Para formar um líder que seja capaz de direcionar sua equipe para atingir os resultados esperados, respeitando as normas e a cultura da empresa, é preciso ser referência. Ou seja, o colaborador precisa ser inspirado por uma liderança positiva, sólida e realmente agregadora.
Uma liderança inspiradora contribui diretamente para o aumento da produtividade, da motivação e do entusiasmo da equipe. Os colaboradores conseguem trazer resultados mais rápidos ao se sentirem inspirados e amparados pelo líder atual.
Mostre para os líderes atuais a importância de se tornarem multiplicadores do sucesso. Eles devem assumir papel de formadores de novos líderes, servindo como exemplo e inspiração para que eles possam ser moldados.
Crie oportunidades para capacitar os seus colaboradores
Mais de um quarto (26%) dos gestores não se sentem preparados para assumir a liderança, diz um levantamento feito pelo site americano Career Builder. Por isso é tão importante investir na capacitação e buscar conhecimento sobre como formar líderes nas empresas.
A realização de treinamentos ajuda a empresa a moldar o líder conforme os seus valores organizacionais. Se é orientada para resultados, por exemplo, deve focar essas capacitações para o desenvolvimento de líderes habilitados para alcançar as metas estabelecidas.
De modo geral, treinamentos favorecem tanto a qualificação de novas lideranças como a reciclagem de líderes antigos nas empresas. Promovem ainda o desenvolvimento de importantes competências como a comunicação, a condução de feedback, a gestão de conflitos, a gestão de equipes e a gestão do tempo.
Ajudam a conduzir os colaboradores da equipe para que os objetivos possam ser cumpridos. E fazem com que o gestor possa extrair o melhor de seus liderados em benefício da empresa.
Como formar líderes nas empresas se eles não tiverem oportunidade para o autodesenvolvimento? Realizar cursos, palestras e treinamentos internos representam oportunidades significativas para capacitar colaboradores rumo à liderança.
Quando falamos na capacitação não estamos nos referindo apenas à adoção das melhores técnicas, mas também sobre o desenvolvimento do comportamento que corresponda aos valores da empresa. Afinal, muitos colaboradores são contratados pelo currículo e demitidos pelo comportamento.
Funcionários capacitados e motivados a darem sempre o melhor de si em suas funções rendem muito mais. Segundo dados da Right Management, um colaborador motivado consegue aumentar a produtividade em 50%.
Recompense a dedicação dos candidatos à liderança
Não se esqueça de recompensar o esforço aplicado pelos seus colaboradores. Oferecer recompensas financeiras, como uma bonificação pelas metas atingidas, ou descontos em produtos ou serviços são algumas formas de retribuir a dedicação à empresa.
Outra forma de agradecer os profissionais pelo trabalho desempenhado é reconhecer pessoalmente. Com um aperto de mãos, uma salva de palmas ou um jantar comemorativo, o funcionário vai se sentir valorizado pela corporação. E, assim, dar o seu melhor.
Incentive a condução de feedbacks entre equipes
Todo líder precisa saber se comunicar e dar feedbacks de modo construtivo. Uma prática que não deve ficar restrita apenas quando há avaliações de desempenho dos colaboradores, que geralmente ocorrem em muitas organizações uma vez no ano.
O futuro líder precisa ter retorno sobre o próprio desempenho para saber o que pode ser melhorado. Essa é uma forma de estimular o autoconhecimento para que assuma o protagonismo de perceber suas dificuldades e se dedicar a superá-las. O colaborador que recebe feedback sabe como avançar dentro da empresa.
Entenda como formar líderes nas empresas com especialistas no assunto
Na Priorize oferecemos treinamentos para líderes com diversas finalidades, como: melhorar a gestão do tempo, de equipes e desenvolver a liderança situacional. Uma oportunidade para que a sua empresa possa escolher aquele que melhor se encaixa às suas atuais necessidades.