Como engajar uma equipe em 7 dicas

Como engajar uma equipe em 7 dicas

Já ouviu falar sobre a diferença entre engajamento e motivação no ambiente de trabalho? A primeira palavra tem relação com domínio técnico e sentimento de pertencimento do colaborador na empresa. Já a segunda, com as razões que estimulam ele a querer cumprir seus objetivos. Então como engajar uma equipe?

De acordo com o Panorama Engajamento Brasil 2018, estudo inédito no país, 24% dos entrevistados entendem engajamento como comprometimento. Já 14% como motivação e 13% como alinhamento aos valores organizacionais.

Como fundamentos das organizações que desejam manter a competitividade, engajamento e motivação precisam caminhar juntos. Entretanto, antes de se sentir motivado para trabalhar é preciso literalmente vestir a camisa da empresa. E isso só é possível quando se tem uma equipe engajada.

Desde a origem da palavra, engajamento quer dizer empenhar. Na língua portuguesa, se refere à participação voluntária em alguma atividade. No mundo corporativo, está atrelado ao envolvimento com a organização.

Conheça a metodologia da Priorize sobre como engajar uma equipe

Na Priorize acreditamos que, para promover o engajamento de equipe, é preciso unir pilares racionais e emocionais. E que, para engajarmos alguém, precisamos antes construir uma linha de raciocínio que envolve tanto o cérebro como o coração.

Ao engajar a mente, uma visão racional é promovida ao estimular o conhecimento técnico e ainda incentivos como benefícios, feedback, reconhecimento e remuneração.

Já quando envolve o coração, estimula o emocional ao melhorar o clima organizacional e incentivar o orgulho em vestir a camisa da empresa com uma liderança inspiradora.

Confira quais são os três pilares do racional e três pilares do emocional que trabalhamos em conjunto com nossos cliente:

Racional:

  • Domínio técnico
  • Feedback e reconhecimento
  • Remuneração e benefícios

Emocional:

  • Clima organizacional
  • Liderança inspiradora
  • Orgulho em pertencer

Como se fossem dois triângulos que conversam entre si, são fundamentais para a gestão de equipes de sucesso. Ajudam a tornar os colaboradores engajados, motivados e com o sentimento de pertencimento necessário para que se aperfeiçoem cada vez mais.

Facilita também a quebra de paradigma: onde funcionários não são tratados apenas como números. Transforma o modo com a qual lideranças se relacionam com suas equipes para o crescimento mútuo.

Qual é a diferença entre motivação e engajamento?

Engajar uma equipe é mais importante do que apenas motivar os colaboradores.

Para entender melhor as diferenças entre um colaborador motivado e um colaborador engajado, confira os dois exemplos a seguir:

1. Colaborador motivado

Imagine um vendedor que está motivado. Ele aborda o cliente e oferece todos os produtos que estão na promoção mas, só faz o que é preciso para bater a meta. Apresenta muita força de vontade mas, não entende os objetivos das promoções que a empresa faz.

Como não tem conhecimento sobre a estratégia da empresa, tende a vender apenas o que está em promoção sem oferecer produtos de valor agregado.

Como podemos ver, incentivar só a motivação leva o colaborador a ter atitudes sem muitas vezes medir suas consequências. Um cenário onde ele se sente animado para cumprir seu principal objetivo (vender), mas em que não tem uma visão clara de negócios (estratégia).

2. Colaborador engajado

Com brilho nos olhos e paixão pelo que faz, é um vendedor que busca conhecimento para entender como melhorar seu desempenho.

Superando as falhas do colaborador motivado, o colaborador engajado consegue efetivar boas vendas e ainda cumprir com as estratégias estabelecidas. Bate suas metas, tem domínio técnico e sente orgulho em pertencer à empresa. É um verdadeiro embaixador da organização em que atua.

Consegue ter atitudes e ainda medir seus impactos. É inspirado por uma liderança que também compartilha de domínio técnico e orgulho de pertencimento. Fornece feedbacks e reconhecimento frequentes, oferece remuneração e benefícios que estimulam o trabalho e promovem o melhor clima organizacional possível.

Como promover o engajamento

Confira sete dicas de como engajar uma equipe para ajudar você a melhorar o clima organizacional da sua empresa.

1. Deixe claro os valores da empresa

Já pensou em dirigir em uma estrada desconhecida sem usar o GPS ou consultar um mapa? É o mesmo que liderar uma empresa em que os valores não estão claros para os colaboradores.

Conhecer os princípios que direcionam a estratégia organizacional é fundamental para que uma equipe tenha atitudes e comportamento esperados.

2. Faça com que os colaboradores se sintam parte da organização

É fundamental fazer com que a equipe se sinta parte da rotina, do resultado e da comemoração. Ela precisa se sentir parte do todo e entender sua importância dentro da empresa. Por isso, a segunda dica é incentivar o orgulho de pertencer e a sinergia da equipe.

3. Promova um ambiente de trabalho positivo

Manter um bom clima organizacional ajuda a melhorar o engajamento da equipe e também a aumentar a motivação dos colaboradores.

É preciso identificar o que afeta o bem-estar e a satisfação de cada membro da equipe. O que pode ser feito por meio de pesquisa de clima organizacional.

4. Tenha uma liderança inspiradora

Ao exercer uma liderança que une paixão e motivação, é possível mostrar que a empresa faz a diferença. Um líder inspirador consegue mostrar a importância de cada colaborador para a organização e da organização para a vida dele.

Outro ponto muito importante para um bom líder é a comunicação. Comunicar-se com clareza ajuda os colaboradores a assimilarem melhor os valores da organização. E estar aberto ao diálogo aproxima eles ainda mais da empresa.

5. Planeje benefícios ao aprender como engajar uma equipe

Ao estruturar um plano de carreira atraente e criar uma política de remuneração baseada em meritocracia, é possível conquistar engajamento junto à equipe. Afinal, todo colaborador gosta de ter seu trabalho recompensado. São propulsores da motivação.

6. Reconheça o trabalho dos colaboradores

Ainda sobre a importância do reconhecimento para a promoção do engajamento de equipe, a sexta dica é reconhecer e dar feedback. Seja na forma de bônus, elogios ou premiação, o reconhecimento estimula o colaborador a continuar trabalhando para conquistar os melhores resultados

7. Compartilhe o domínio técnico necessário para o sucesso da equipe

Todo colaborador precisa saber o que tem para fazer, qual é a sua importância e papel dentro da equipe. Para compartilhar o domínio técnico necessário, a dica é agendar treinamentos sempre que for preciso.

Ainda sobre a importância do engajamento de equipe

Em janeiro, a Gallup divulgou um estudo afirmando que 85% dos colaboradores não se sentem engajados com seus empregos nos Estados Unidos. O que representa uma perda de 450 bilhões de dólares a cada ano.

Ou seja, quando não existe engajamento o colaborador não consegue se sentir parte da organização. Então, diminui sua motivação e também a produtividade. Qualidades que afetam diretamente o rendimento da empresa como um todo.

Agora que você conhece a diferença entre engajamento e motivação e já sabe como engajar uma equipe, aproveite para ir além. A Priorize tem a solução ideal para te ajudar nessa tarefa! Saiba mais sobre o Treinamento para Equipes.

Conheça as soluções da Priorize Gestão!

Categorias

RH

Materiais

Planner 2020

Planner 2020

Para auxiliar na definição e acompanhamento das suas metas a cada dia, semana e mês, preparamos um Planner onde você encontra também as principais datas festivas e do varejo.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Posts relacionados

Fale conosco!
Fale conosco!