Como conquistar clientes em tempos de crise

Como conquistar clientes em tempos de crise
Saiba como conquistar clientes e fidelizá-los em tempos de crise.

No Brasil, os pequenos negócios empregam mais de 21,5 milhões de pessoas. Durante uma crise, essas são as primeiras vítimas do impacto econômico.

A pandemia Covid-19 obrigou com que todos os brasileiros fiquem em casa. Do dia para a noite, viramos participantes de uma luta incessável para evitar o aumento de casos.

E durante este período, como fica a sua empresa? O empreendedorismo em meio à crise é uma habilidade indispensável. Afinal, sua marca precisa interagir com os acontecimentos do mercado Quando eles são negativos, é hora de tomar decisões que afirmem sua posição — e ajudem funcionários e consumidores.

Obstáculos mudam a forma de fazer negócio, mas a responsabilidade de gerar a melhor experiência para o cliente é da empresa. Por mais difícil que isso possa parecer, há ações simples que farão toda a diferença.

Para te auxiliar, seguem  dicas da Priorize de como conquistar clientes — e fidelizá-los — na crise:

Como conquistar clientes – Ações para fidelizar

Manter um cliente pode ser até 25 vezes mais barato do que conquistar um novo. Por isso, em tempos difíceis, é com esses consumidores que você deve contar.
É muito importante considerar que eventos adversos também afetam quem compra de você. Durante a quarentena do coronavírus, por exemplo, a tendência é comprar menos e interagir mais. Por isso:

  • Seja flexível: garanta diferentes meios de compra e pagamento. Mostre que você se importa e que sua marca estará disponível quando seu cliente precisar.
  • Converse e escute: Na hora de criar novas ideias, interaja com seus consumidores. Assim, você tem mais chances de sucesso nas campanhas. Faça pesquisas e abra possibilidades!
  • Surpreenda e encante: para manter um cliente, não basta só oferecer seu produto. É preciso possuir um diferencial, uma mensagem com a qual ele se identifique. Monte uma estratégia para atrair após a compra.
  • Ofereça suporte: a única maneira de garantir que sua estratégia funciona é ouvindo quem passa por ela. Por isso, pense em meios de se conectar após a aquisição. Assim, você tira dúvidas e recebe feedback.
  • Crie programas de fidelização: as chances de um consumidor voltar à sua empresa são maiores quando ele está engajado. Para isso, sistemas de pontos, descontos e vouchers são alguns exemplos úteis.

Como conquistar clientes – Ações de Marketing Emergencial

É indispensável incluir em seu marketing um planejamento de emergência.
Inúmeras situações podem abalar sua marca. A crise acontece tanto por ações externas, como o Covid-19, ou até mesmo por adversidades internas, como um funcionário insatisfeito.
Em qualquer um desses momentos, sua empresa precisa assumir uma posição firme. Portanto:

  • Faça um comunicado: você deve sempre alertar seus funcionários. Quanto mais cedo souberem o que está por vir, mais confiança será transmitida. Todos, especialmente quem está na linha de frente com os clientes, devem acreditar na mensagem da sua marca.
  • Não abandone seus clientes: mostre empatia e não esqueça de quem conta com você. Seja qual for a crise, mande uma mensagem direta para consumidores com a posição oficial da empresa.
  • Reveja seu conteúdo: durante momentos complicados, sua marca não pode errar no tom. Revise o conteúdo que está planejado e tenha certeza de que nada soará insensível. Dependendo a situação, considere pausar momentaneamente seus anúncios.
  • Escute: marketing é uma via de duas mãos. Quando você fala, também precisa ouvir. Observe as reações ao seu redor e sempre mantenha sua estratégia atualizada de acordo.

Como conquistar clientes – Ações para funcionários

Durante uma crise, é comum ver empresários fazendo cortes em seu time. Porém, é comum que isso vire um ciclo vicioso. Ao dispensar funcionários por medo do prejuízo, faltarão pessoas para atraírem clientes — e aumentar o caixa.
Antes de pensar como proprietário, pense como líder. Afinal, ninguém passa por dificuldades sozinho. São seus funcionários que lidam diretamente com seus clientes, e são eles que sabem como promover uma experiência positiva.
Por isso, gerar confiança na sua equipe também irá fazer efeito na hora de conquistar clientes. Afinal, quanto melhor o atendimento, mais chances do cliente voltar a escolher sua marca.

  • Seja honesto: confiança se constrói com sinceridade. Durante uma crise, é essencial que sua equipe saiba o que está acontecendo — e qual é o plano. Com objetivos traçados, seus funcionários ficarão mais dispostos a colaborar.
  • Reinvente posições: durante a crise, certas funções podem ficar comprometidas. Por isso, use sua criatividade para que todos desempenhem tarefas relevantes. Durante a quarentena do Covid-19, por exemplo, vendedoras podem auxiliar clientes online.
  • Capacite seus funcionários: caso sua empresa precise adotar uma posição mais passiva, use isso ao seu favor. Ao promover a especialização, você gera profissionais melhores prontos para promover uma experiência mais positiva para o consumidor.
  • Recompense esforços: na hora da crise, é essencial que todos estejam focados em superá-la. Por isso, escute e observe sua equipe. Faça do espaço de trabalho um local de troca de experiências, e gratifique seu time a cada desafio superado. Afinal, não há local melhor para investir do que em sua própria marca.

Em momentos difíceis, aprendemos sobre o que importa para nós. Para o empreendedor, a crise econômica é mais do que um desafio: é uma reflexão sobre as prioridades do negócio. Portanto, as ações que você toma frente à situação devem refletir o posicionamento e a cultura da sua empresa.

Conheça as soluções da Priorize Gestão!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Posts relacionados

Fale conosco!
Fale conosco!