Como conquistar clientes em tempos de crise

Como conquistar clientes em tempos de crise

Saiba como conquistar clientes e fidelizá-los em tempos de crise.

No Brasil, os pequenos negócios empregam mais de 21,5 milhões de pessoas. Durante uma crise, essas são as primeiras vítimas do impacto econômico.

A pandemia Covid-19 obrigou com que todos os brasileiros fiquem em casa. Do dia para a noite, viramos participantes de uma luta incessável para evitar o aumento de casos.

E durante este período, como fica a sua empresa? O empreendedorismo em meio à crise é uma habilidade indispensável. Afinal, sua marca precisa interagir com os acontecimentos do mercado Quando eles são negativos, é hora de tomar decisões que afirmem sua posição — e ajudem funcionários e consumidores.

Obstáculos mudam a forma de fazer negócio, mas a responsabilidade de gerar a melhor experiência para o cliente é da empresa. Por mais difícil que isso possa parecer, há ações simples que farão toda a diferença.

Para te auxiliar, seguem  dicas da Priorize de como conquistar clientes — e fidelizá-los — na crise:

5 dicas de como conquistar clientes – Ações para fidelizar

Manter um cliente pode ser até 25 vezes mais barato do que conquistar um novo. Por isso, em tempos difíceis, é com esses consumidores que você deve contar.
É muito importante considerar que eventos adversos também afetam quem compra de você. Durante a quarentena do coronavírus, por exemplo, a tendência é comprar menos e interagir mais. Por isso:

  • Seja flexível: garanta diferentes meios de compra e pagamento. Mostre que você se importa e que sua marca estará disponível quando seu cliente precisar.
  • Converse e escute: Na hora de criar novas ideias, interaja com seus consumidores. Assim, você tem mais chances de sucesso nas campanhas. Faça pesquisas e abra possibilidades!
  • Surpreenda e encante: para manter um cliente, não basta só oferecer seu produto. É preciso possuir um diferencial, uma mensagem com a qual ele se identifique. Monte uma estratégia para atrair após a compra.
  • Ofereça suporte: a única maneira de garantir que sua estratégia funciona é ouvindo quem passa por ela. Por isso, pense em meios de se conectar após a aquisição. Assim, você tira dúvidas e recebe feedback.
  • Crie programas de fidelização: as chances de um consumidor voltar à sua empresa são maiores quando ele está engajado. Para isso, sistemas de pontos, descontos e vouchers são alguns exemplos úteis.

Como conquistar clientes em 4 passos – Ações de Marketing Emergencial

É indispensável incluir em seu marketing um planejamento de emergência.
Inúmeras situações podem abalar sua marca. A crise acontece tanto por ações externas, como o Covid-19, ou até mesmo por adversidades internas, como um funcionário insatisfeito.
Em qualquer um desses momentos, sua empresa precisa assumir uma posição firme. Portanto:

  • Faça um comunicado: você deve sempre alertar seus funcionários. Quanto mais cedo souberem o que está por vir, mais confiança será transmitida. Todos, especialmente quem está na linha de frente com os clientes, devem acreditar na mensagem da sua marca.
  • Não abandone seus clientes: mostre empatia e não esqueça de quem conta com você. Seja qual for a crise, mande uma mensagem direta para consumidores com a posição oficial da empresa.
  • Reveja seu conteúdo: durante momentos complicados, sua marca não pode errar no tom. Revise o conteúdo que está planejado e tenha certeza de que nada soará insensível. Dependendo a situação, considere pausar momentaneamente seus anúncios.
  • Escute: marketing é uma via de duas mãos. Quando você fala, também precisa ouvir. Observe as reações ao seu redor e sempre mantenha sua estratégia atualizada de acordo.

Como conquistar clientes – Ações para funcionários

Durante uma crise, é comum ver empresários fazendo cortes em seu time. Porém, é comum que isso vire um ciclo vicioso. Ao dispensar funcionários por medo do prejuízo, faltarão pessoas para atraírem clientes — e aumentar o caixa.
Antes de pensar como proprietário, pense como líder. Afinal, ninguém passa por dificuldades sozinho. São seus funcionários que lidam diretamente com seus clientes, e são eles que sabem como promover uma experiência positiva.
Por isso, gerar confiança na sua equipe também irá fazer efeito na hora de conquistar clientes. Afinal, quanto melhor o atendimento, mais chances do cliente voltar a escolher sua marca.

  • Seja honesto: confiança se constrói com sinceridade. Durante uma crise, é essencial que sua equipe saiba o que está acontecendo — e qual é o plano. Com objetivos traçados, seus funcionários ficarão mais dispostos a colaborar.
  • Reinvente posições: durante a crise, certas funções podem ficar comprometidas. Por isso, use sua criatividade para que todos desempenhem tarefas relevantes. Durante a quarentena do Covid-19, por exemplo, vendedoras podem auxiliar clientes online.
  • Capacite seus funcionários: caso sua empresa precise adotar uma posição mais passiva, use isso ao seu favor. Ao promover a especialização, você gera profissionais melhores prontos para promover uma experiência mais positiva para o consumidor.
  • Recompense esforços: na hora da crise, é essencial que todos estejam focados em superá-la. Por isso, escute e observe sua equipe. Faça do espaço de trabalho um local de troca de experiências, e gratifique seu time a cada desafio superado. Afinal, não há local melhor para investir do que em sua própria marca.

Em momentos difíceis, aprendemos sobre o que importa para nós. Para o empreendedor, a crise econômica é mais do que um desafio: é uma reflexão sobre as prioridades do negócio. Portanto, as ações que você toma frente à situação devem refletir o posicionamento e a cultura da sua empresa.

Melhore o desempenho da sua empresa com o nosso Treinamento para equipes.

Entre em contato e tire suas dúvidas!

Conheça as soluções da Priorize Gestão!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Posts relacionados