Como aumentar as vendas no final do ano na sua loja

Como aumentar as vendas no final do ano na sua loja

Considerado o melhor momento para o comércio, o Natal representa mais do que uma oportunidade para o aumento das vendas. Também pode ser a chance para que a sua loja consiga fechar o ano com saldo positivo. Quer saber como aumentar as vendas? Para ajudar a organizar o seu checklist para vendas de Natal, separei dez dicas para turbinar os resultados do seu negócio. Confira quais são elas a seguir!

Treine e motive a sua equipe de vendas

Investir no treinamento e na motivação da equipe de vendas contribui para o aumento da qualidade do atendimento ao cliente. Todos os funcionários precisam se inteirar sobre as informações dos produtos e sobre a imagem que a loja quer transmitir.Como muitas lojas fazem contratações temporárias para reforçar o time de vendedores, é preciso fazer o treinamento com antecedência. Eles precisam conhecer a política da empresa, sistemas, processos e produtos oferecidos para que possam realizar um bom atendimento.

Faça do atendimento um diferencial competitivo

Considerando que o fechamento de qualquer venda depende da qualificação dos funcionários, capacitar o atendimento favorece melhores resultados. E também a conquista de defensores da marca.Para atrair os clientes certos, defina o perfil do consumidor que deseja atingir e crie estratégias para conquistá-lo. Lembre-se que uma pessoa satisfeita com o atendimento recebido tende a retornar à loja e até mesmo a indicá-la para outras. Já quando não é bem atendida passa a fazer recomendações negativas, prejudicando a imagem do negócio. A qualidade do atendimento precisa ser vista como um diferencial capaz de atrair novos consumidores e de fidelizar aqueles que já são clientes. Por isso, a dica é suprir as demandas deles para gerar respeito e proximidade.

Revise o seu estoque para evitar imprevistos

Já pensou se a sua loja fica cheia de uma hora para a outra e não tem seus principais produtos disponíveis para as vendas de Natal? Organizar o estoque melhora o tempo de espera do cliente e evita arranhões na qualidade do atendimento. Afinal, não adianta ser um ótimo vendedor se você está vendendo um produto que está em falta.Para revisar o estoque, pesquise os itens que podem ter mais saída nas vendas de Natal e também os produtos que mais vende. Faça as compras necessárias e organize os produtos por tipo, características de consumo ou perfil de comprador. Outra dica é antecipar a compra de produtos inovadores que possam interessar aos clientes.

Trate bem os seus fornecedores

Manter um bom relacionamento com fornecedores e indústrias ajuda a sua loja a conseguir melhores condições para negociações, ou seja, margens maiores.

Encante os seus clientes com a fachada da loja

Na disputa pela atenção do consumidor, caprichar na fachada da loja faz a diferença para o aumento de vendas de Natal. Estamos falando de uma das épocas mais especiais e significativas do ano.

Também cuide de seu layout interno

Tão importante quanto a fachada é o layout interno da sua loja. Além da decoração no interior do estabelecimento, é preciso pensar em facilitar o fluxo de clientes, que cresce com as vendas de Natal. Arrumar o posicionamento de gôndolas e balcões pode aumentar o espaço para circulação dos clientes. Faça o exercício de se colocar no lugar do consumidor: ele precisa se sentir confortável para permanecer mais tempo dentro da sua loja.

Não deixe a divulgação de lado

Em qualquer época do ano a propaganda continua sendo a alma do negócio. Por isso, mais do que nunca: seja visível para os seus clientes. O que queremos dizer com isso é: divulgue flyers ou encartes com os produtos à venda, mas também esteja presente na internet.Muitos consumidores começam a decisão de compra com uma simples pesquisa no Google ou nas redes sociais. Então, sua loja precisa “aparecer” para eles. Para alcançar aqueles que já são clientes use ferramentas como e-mail marketing, torpedos ou WhatsApp. Já para divulgar promoções e produtos que fazem parte de seu mix de vendas de Natal, não deixe de postar fotos no Facebook e Instagram.

Faça vendas adicionais que possam melhorar a experiência do cliente

Já ouviu falar que vender um produto para aquele que já é cliente da sua loja é muito mais fácil do que vender para aquele que ainda não é? Nossa oitava dica são as vendas adicionais: vender mais para o mesmo cliente oferecendo experiências relevantes.Como fazer isso? Treinando sua equipe de vendas para que saibam identificar oportunidades sobre como os produtos da sua loja podem ser associados. Além de entender com profundidade sobre esses itens, precisam ouvir o cliente, entender suas necessidades, e, claro, saber o momento certo para oferecer o adicional.

Pratique cross merchandising de produtos

Outra dica para aumentar as suas vendas de Natal é praticar o cross merchandising: exposição lado a lado de dois ou mais produtos de categorias diferentes que têm correlação – como por exemplo shampoo, condicionador e creme de tratamento. Uma estratégia que desperta a compra por impulso ou conveniência, quando o consumidor não estava pensando em comprar o produto, mas percebe que pode ser útil.

Realize uma campanha de incentivo de vendas de Black Week e Natal

Todo vendedor é movido a desafios e a metas. Por isso, planejar uma campanha de incentivo de vendas de Natal impulsiona ainda mais o engajamento e a motivação dos vendedores da sua loja.Só não se esqueça de definir os objetivos e de deixar as regras claras para a sua equipe. Eles precisam saber o que devem fazer para ganhar o prêmio oferecido. Para complementar a sua checklist para vendas de final de ano não deixe de fora também o foco e a dedicação. Os resultados certamente serão recompensadores. Acredite!

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