Coaching de carreira: como alavancar a vida profissional

Coaching de carreira: como alavancar a vida profissional em 2019

Quando chega o início de ano é comum que surja aquela autoavaliação sobre os últimos 12 meses no trabalho. Uma reflexão sobre perdas e ganhos, planos que ainda não saíram do papel e objetivos futuros. Em seguida, muitos profissionais se perguntam sobre como alavancar a vida profissional para ser feliz de verdade.

Como alavancar a vida profissional

Se você se identifica e ainda não sabe ao certo por onde começar, saiba que o coaching de carreira pode ajudar! Uma atividade que facilita o autoconhecimento, o aprimoramento de competências emocionais, comportamentais, técnicas e a tomada de decisão sobre o que precisa mudar em sua vida para conquistar o que deseja.

Um método que auxilia o profissional a encontrar propósito no que está fazendo e a recuperar o entusiasmo para crescer ainda mais.

Quer encontrar a felicidade no trabalho e usar o seu real talento da melhor forma possível? Então, você está no conteúdo certo e na hora certa. Agora só falta avaliar se esse é o processo adequado para o seu perfil e momento de vida.

Explicarei a seguir o que é coaching de carreira, quando é recomendado, como funciona e seus principais benefícios. Boa leitura!

O que é coaching de carreira?

O coaching de carreira é um processo que auxilia o profissional a entender e a valorizar suas melhores habilidades. É indicado para quem quer iniciar um processo de transição na vida profissional, mas ainda não tem clareza sobre o caminho a seguir.

Muitos profissionais sentem a necessidade de mudar, mas ficam inseguros sobre o que precisa ser feito para isso. Com o auxílio de um coach, podem identificar o que realmente querem conquistar no mercado de trabalho e como chegar lá.

Como um guia que facilita o entendimento sobre o que você precisa trabalhar para conquistar suas metas e objetivos, o coaching promove o autoconhecimento profissional e pessoal.

Quando é recomendado?

Recomendado para quem quer saber como alavancar a vida profissional, o coaching de carreira aumenta a motivação e a performance no trabalho.

Só no Brasil, 56% dos trabalhadores com carteira assinada estão insatisfeitos em seus empregos. O dado é de uma pesquisa divulgada pelo Instituto Locomotiva e pelo grupo LTM (Loyalty & Trade Management) no final de 2017.

Segundo o mesmo levantamento, 18,7 milhões de pessoas de um total de 33,3 milhões de trabalhadores formais gostariam de mudar para encontrar alegria na vida profissional. Um desejo que poderia ser resolvido com um coaching de carreira.

Confira em quais casos o coaching de carreira é recomendado:

  • quando você está indeciso sobre o seu futuro profissional
  • sente que está estagnado no mercado de trabalho
  • tem dúvidas se o seu talento está sendo bem utilizado no emprego atual
  • não está feliz no trabalho e gostaria de mudar de emprego
  • quer saber como melhorar a vida profissional
  • não sabe como se recolocar no mercado de trabalho
  • quer entender em quais pontos precisa melhorar para alcançar um objetivo
  • quer confirmar ou reconsiderar um objetivo profissional
  • quer ter coragem para mudar de carreira
  • deseja conquistar autoconhecimento
  • gostaria de recuperar a motivação

Como funciona?

Sem soluções prontas o coaching de carreira facilita a conquista de metas e objetivos profissionais, além de promover a autodescoberta sobre o que é preciso trabalhar para chegar ao resultado desejado.

Para tornar o processo ainda mais completo e dinâmico, a Priorize oferece uma metodologia exclusiva que utiliza ferramentas de coaching e de Programação Neurolinguística (PNL).

A atividade pode acontecer em diferentes formatos, mas as sessões de coaching precisam ser regulares para que os melhores resultados possam ser alcançados de forma rápida.

Na Priorize, os encontros geralmente são quinzenais e podem ocorrer tanto de forma presencial, em Curitiba (PR), como online, via Skype. São necessárias, em média, de 6 a 10 sessões para que os resultados esperados sejam conquistados.

Com a orientação de um especialista (coach) e o uso das ferramentas adequadas, o caminho a ser trilhado é mapeado e o coachee pode aplicar suas melhorias no dia a dia. As sessões acontecem até que perceba que conseguiu alcançar o resultado e se sinta satisfeito com sua própria evolução.

O papel do coach nesse processo é auxiliar o profissional a enxergar com clareza o que quer para a sua carreira. A partir disso, cria e desenvolve estratégias para que cada meta estipulada seja atingida.

Etapas

O coaching de carreira torna claro e tangível o caminho a ser percorrido para que o coachee conquiste os resultados que almeja.

Com o apoio do coach nas atividades, o coachee percebe a importância de ter foco e perseverança para realizar suas tarefas. A cada meta alcançada, prova para si mesmo o potencial que ainda não conhecia para atingir objetivos cada vez maiores.

O coaching de carreira acontece em quatro etapas:

  1. Identificação de oportunidades e fraquezas

Neste primeiro momento o coachee expõe seus desafios e o que o levou a buscar ajuda. Com o auxílio do coach, reconhece seus pontos fortes e o que precisa melhorar para alcançar o que deseja em sua carreira.

Entende também o porquê de suas dificuldades e como vencer essas barreiras para o crescimento profissional.

2. Definição de metas e objetivos

Em seguida, são definidas suas metas e objetivos profissionais. Também é nesta etapa que o coach e o coachee alinham o caminho necessário para a evolução e um cronograma com prazos reais para que cada desafio seja superado.

3. Evolução

É quando o profissional começa a sentir os impactos das etapas anteriores em sua vida. Percebe um aumento da performance profissional e da segurança em suas tomadas de decisões, além da melhora no relacionamento interpessoal.

4. Análise de resultados

Ao cumprir suas metas e objetivos, no final do coaching de carreira o coach e o coachee se reúnem para analisar os resultados obtidos. Assim, passa a perceber a importância de estender a evolução contínua para toda a vida profissional.

Benefícios do coaching de carreira

Considerado como uma das principais fontes de realização do ser humano, o trabalho precisa trazer felicidade. Caso contrário, o cansaço e o estresse começam a se tornar rotineiros no dia a dia.

Já se pegou em alguma situação em que sentiu medo de assumir o que precisava fazer ou ficar em dúvida sobre como começar? A função do coaching é dar clareza para esse processo.

O principal benefício do coaching de carreira é ajudar o coachee a entender como alavancar a vida profissional a partir de sua própria reflexão e esforço. Uma forma de conquistar resultados extraordinários e se superar cada vez mais.

Entenda os principais benefícios de contratar um coaching de carreira para dar uma guinada na sua vida profissional:

  • possibilita a compreensão do propósito de uma carreira
  • melhora a preparação do profissional recém-promovido
  • incentiva o autoconhecimento e a motivação pessoal
  • reposicionamento e atualização profissional
  • desenvolvimento de novas habilidades comportamentais e técnicas para que o objetivo seja alcançado
  • aperfeiçoa a capacidade de comunicação para a transmissão de ideias
  • maior equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal

Quer aproveitar a chegada do novo ano para saber como alavancar a vida profissional e encontrar felicidade no trabalho? A solução está mais perto do que imagina: conheça a metodologia de coaching de carreira da Priorize! Uma atividade indicada tanto para profissionais como para empresas que querem aumentar a motivação dos colaboradores e turbinar seus talentos.

Conheça as soluções da Priorize Gestão!

Categorias

RH

Materiais

Planner 2020

Planner 2020

Para auxiliar na definição e acompanhamento das suas metas a cada dia, semana e mês, preparamos um Planner onde você encontra também as principais datas festivas e do varejo.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Posts relacionados

Fale conosco!
Fale conosco!