3 maneiras eficientes para você melhorar o atendimento ao cliente

3 maneiras eficientes para você melhorar o atendimento ao cliente

Você sabe qual é a experiência de compra que sua marca proporciona para o seu cliente? E a qualidade do atendimento ao cliente?

O mercado está cada vez mais competitivo e para que uma empresa tenha sucesso, é preciso que ela conheça muito bem o seu cliente. Para cada necessidade do consumidor, existem diversas opções de escolha. Assim, na hora de adquirir qualquer produto, normalmente ele vai avaliar toda a relação custo/benefício, incluindo o atendimento personalizado em todo o processo.

Vivemos no mundo “VUCA” (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), o que influência diretamente o comportamento do consumidor, com tantas promoções, ofertas e variedade de produtos, pela quantidade de abordagens que o consumidor recebe através de todos os canais de comunicação disponíveis, se tornando mais exigente, seletivo e indeciso. Na prática, se no passado a relação empresa x cliente era baseada na venda e compra de algum produto, esse cenário mudou radicalmente. Para atender todas estas exigências são necessária uma boa gestão do relacionamento com o cliente, onde o varejista precisará entender as suas necessidades, a percepção da sua experiência de compra e ter um acompanhamento efetivo no pós-venda.

“Esta gestão se faz extremamente necessária”. O mercado, altamente competitivo, está cada vez mais focado no cliente e na sua fidelização. E o segredo não está só na venda, ou no bom atendimento ao cliente – é preciso inserir o cliente como parte do processo de venda para resultados mais consistentes e sustentáveis.

Canais integrados

Independente dos canais de venda em que sua empresa atua, cada vez mais a integração das informações é fundamental para acompanhar os movimentos do consumidor. Com a internet, toda a experiência de compra está interligada. Da procura do produto em algum mecanismo de busca, passando pela pesquisa dentro do portal da empresa até chegar ao processo da compra em si, via e-commerce, loja física ou venda direta, tudo faz parte do mesmo mecanismo. Entender a jornada do seu cliente e seu padrão de busca para efetivar a compra, fará com que a empresa antecipe seu produto na escala deste processo, superando a expectativa do cliente, consolidando o relacionamento com sua marca.

Como conhecer e entender o cliente

Uma das maneiras mais simples de conhecer o perfil do seu cliente é através de um sistema de CRM, que registra o histórico de compra, assim como dados importantes para ações de relacionamento. Programas de fidelização e pesquisas de opinião também são recursos importantes para esta captação e análise de informações, que devem ser armazenadas em um banco e dados para serem analisadas posteriormente para que os gestores possam planejar ações de marketing mais direcionadas, preparar seu estoque para grandes demandas e investir na divulgação de determinado produto.

Com isso, a empresa sempre terá um perfil atualizado do cliente. Dessa maneira, a possibilidade de atingir esses clientes e fazer com que eles fiquem satisfeitos com o serviço que está sendo oferecido é muito maior. Esse elo de confiança gera a tão sonhada fidelização, que transforma um cliente momentâneo em um comprador assíduo. Afinal, se ele estiver satisfeito com a experiência de compra, é provável que ele volte para adquirir outros itens futuramente.

E o Atendimento ao cliente?

O grande segredo desse intrincado quebra-cabeças é a qualidade do atendimento ao cliente. Ele ainda continua sendo a “estrela” do processo de venda. Quando o cliente é bem recebido em uma loja ou consegue encontrar e comprar facilmente o que deseja no site da empresa, uma relação de confiança é automaticamente estabelecida. Ele se sente valorizado e muito mais seguro para contribuir neste processo. A opinião do cliente deve ser prioridade para qualquer negócio, afinal, o cliente sempre tem razão! E sua empresa, conhece a fundo o perfil do seu consumidor? Sua equipe está preparada para fazer do atendimento uma experiência de compra inesquecível para o seu cliente?

A Priorize pode ajudar você a dar o próximo passo neste processo. LINK

Conheça as soluções da Priorize Gestão!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Posts relacionados

Fale conosco!
Fale conosco!